CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Opinião

 

Internacionalizar em Português

11 de fevereiro de 2015

A internacionalização do mercado imobiliário tem sido uma bandeira que tenho defendido desde sempre. Acredito que o sucesso do que melhor se faz, pode e deve passar pela sua exportação, e a fileira do imobiliário e construção não deve ser excepção.

Este foi, aliás, um dos motivos que me levou a pensar e a desenvolver, a CIMLOP – Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa, que em 2010 ganhou finalmente forma com uma comissão instaladora composta por representantes do sector de Portugal, Angola e Brasil, num projeto que vimos crescer e desenvolver-se no decorrer dos últimos anos, com a adesão de Moçambique, Cabo Verde e Guiné.

Neste meu primeiro mandato à frente desta Confederação, devo realçar a forte parceria entre todos os países integrantes que, inegavelmente deu provas de que o trabalho e o empenho dão frutos, que puderam ser colhidos devidamente nos países representados.

O último Encontro CIMLOP, que teve lugar entre os dias 11 e 13 de Abril na Ilha do Sal, foi disso testemunha, e é com orgulho que registo o voto que a Assembleia Geral da CIMLOP reunida em Cabo Verde aprovou, por unanimidade e aclamação, relevando o trabalho desenvolvido, pela anterior equipa dirigente, a que também tive a honra de presidir e da qual recebi todo o apoio para a ação diplomática e de diálogo que a Assembleia Geral valorizou.

De olhos postos no futuro, iremos, até ao final deste ano, completar a lista de países com a integração de São Tomé e Príncipe e Timor Leste (e também de Macau, com um estatuto especial de observador) desta Confederação, para que consigamos em pleno, facilitar os negócios entre os países de Língua Oficial Portuguesa.

O papel que a CIMLOP continuará a desempenhar, como estrutura representativa do sector da construção e do imobiliário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, continuará, estou a certo, a fortalecer esta rota de investimento dos países lusófonos, que poderá alcançar um mercado de cerca de 1,8 milhões de pessoas pelo mundo.

Luís Lima
Presidente da CIMLOP – Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa