CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Opinião

 

Corrupção com os vistos Gold? Não me surpreende!

12 de fevereiro de 2015

Porque que é que o esquema de corrupção nos Vistos Gold não surpreende? Desde o início que referi alguns inconvenientes a esta loucura imediata à corrida aos vistos ‘Dourados’. Não sou contra porque foi, e tem sido muito importante para trazer algum dinamismo ao mercado imobiliário, sobretudo, numa altura de profunda depressão do sector.

Mas naturalmente que só a palavra é perigosa, Vistos de ‘Ouro’. Costumava dizer entre amigos: Se assim que os estrangeiros chegam a Portugal começam a ser enganados pelos taxistas, e muitos outros que pensam que pelo facto de não conhecerem o país e a língua, são facilmente ludibriados, então o que pensar com um programa tão ambicioso como este que traz milhões de euros para o país?

Não digo com isto que este problema é exclusivo de Portugal, não é. Mas o certo é que de repente os chineses e outros países foram motivo de interesse para todos os negócios. Pretende-se que os estrangeiros comprem tudo. Desde as empresas, às casas e tudo aquilo que se possa vender.

Não sou contra o investimento estrangeiro, considero saudável mas há cerca de um ano e meio escrevi sobre os perigos destes negócios (Vamos vender o país?), só não frisei a corrupção que podia estar associada a estes, para não ‘agoirar’. Infelizmente, quase sempre os meus receios e previsões acabam por se verificar.

Neste caso, mais uma vez, o português não consegue controlar esta necessidade de ganhar ‘dinheiro fácil’, como diz o povo e muito bem.

Só que estas mentalidades atrasam o desenvolvimento do país. Atrofiam a economia e as esperanças dos portugueses. Numa altura em que o sector começa a dar os primeiros passos na conquista da confiança, surgem estas tristes notícias de muitas pessoas que utilizam o imobiliário, não para o dignificar mas para o denegrir e prejudicar.