CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Opinião

 

 

 

Brasil-Portugal: O investimento no imobiliário

1 de agosto de 2016

Lisboa tem vindo a colecionar prémios, sendo hoje considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida do Mundo.

Se juntarmos a isto atributos como a cidade mais “cool”, a fantástica gastronomia portuguesa, o ótimo clima, com muitos dias de sol e temperaturas amenas, identificamos várias das principais razões para os estrangeiros escolherem Lisboa na hora de investir.

Estes foram alguns dos motivos que pesaram na decisão dos investidores brasileiros, de apostar em Portugal. Mas existem outros, tais como a língua comum, facilitadora do diálogo, na hora dos negócios, e o momento de crise que afeta o Brasil e potencia a canalização de investimentos para outros países, nomeadamente na área do imobiliário. Portugal é, para além disso, muito atrativo pela localização na Europa, pelos incentivos fiscais e pela qualidade de vida. Por comparação com o Brasil, é seguro viver no nosso país, o que constitui um valor inestimável; de facto, para os brasileiros poder passear nas ruas é quase um “luxo”, a que não estão habituados.

No entanto, existem pontos fracos: desconhecimento do país e do mercado imobiliário, da regulamentação/legislação, a existência de alguma burocracia que teima em persistir na aprovação dos projetos e, essencialmente, o tempo de aprovação dos projetos, nas várias instâncias oficiais. Estes constrangimentos ainda afastam muitos investidores.

 

O assinalável sucesso do edifício NouveauLisboa, nas Avenidas Novas

 

Portugal tem a possibilidade de atrair muitíssimo mais recursos, principalmente nesta área, mas precisa de agilizar os processos administrativos; o tempo de demora pode condicionar um bom investimento, ao qual está sempre associada uma elevada dinâmica no processo de decisão.

Face ao desconhecimento do mercado, das leis, dos impostos, etc.. é imprescindível o apoio de uma equipa local para o bom andamento e agilização dos processos.

Os investidores brasileiros, na área do imobiliário, dispõem no nosso país de uma equipa de consultores nacionais para o mercado português. Esta equipa integra o arquiteto Sidney Quintela, CEO na SQ+ na Bahia,  (em Portugal há mais de uma década), que estabelece “a ponte” entre ambos os países. Prova mais recente da eficácia da equipa é o assinalável sucesso de vendas do edifício NouveauLisboa, nas Avenidas Novas.

A equipa de consultores deteta oportunidades, estrutura o negócio nas suas múltiplas vertentes e dispensa todo o apoio ao investidor, desde a identificação do imóvel e definição do produto, passando pela seleção das empresas de projeto, construção, marketing e comercialização, entre outras especificidades próprias do mercado imobiliário.

Este apoio aos investidores permite uma abordagem e decisão mais informadas, sustentadas e rápidas, eliminando os entraves e insegurança motivados por alguma incerteza face a um mercado desconhecido, embora em crescimento. Em resumo, é uma solução “chave na mão” que termina, como em todos os negócios justos, num resultado ganha-ganha; para os investidores e para o país.

 

António Borges

Executive Manager

borges@interplus.pt