CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Venda de casas caiu 55% numa década

13 de fevereiro de 2015

Apesar de um ligeiro aumento no número de transacções de imóveis nos últimos meses de 2013 e início deste ano, a verdade é que a venda de casas caiu 55% em 12 anos. Desde o ano 2000 até 2012 o número de transacções caíram a pique assim como o valor dos imóveis. De acordo com informação do INE, tendo por base aDirecção-Geral da Política de Justiça do Ministério da Justiça, de 2000 a 2012, a região que registou a maior quebra foi Lisboa, com um decréscimo a rodar os 70%, os Açores foi onde se registou a menor quebra com 45%.

Ainda durante esse período, o valor médio dos imóveis transaccionados registou um decréscimo notório em todas as regiões. Nesses 12 anos, registaram-se ainda na categoria de prédios urbanos, um decréscimo do número de transacções ocorridas, ascendendo essa quebra a um valor acumulado de 64%, como resultado do clima económico vigente, da restritividade bancária e da contínua deterioração do poder de compra resultante do impacto das medidas de consolidação orçamental, nomeadamente ao nível da remuneração do sector público, das prestações sociais e da carga fiscal, bem como a redução das remunerações no sector privado, num contexto pautado pelo aumento dos níveis de desemprego.

O número de transacções, dos referidos imóveis em 2012, ascendeu a 90,8 mil, registando um decréscimo de 19% face ao período homólogo anterior. Esse decréscimo foi acompanhado pelo valor global das transacções. O valor médio unitário dos imóveis foi de aproximadamente 95 mil euros, registando um decréscimo de 5,4% face ao ano transacto.

Em 2012 transaccionaram-se quase 11,8 mil imóveis por mês

De acordo com o Catálogo Estudos de Mercado do I Trimestre de 2014, publicado pelo Gabinete de Estudos da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, em média por mês, em 2012 transaccionaram-se quase 11,8 mil imóveis, que resultaram num decréscimo de 15% em termos homólogos. No que diz respeito ao montante médio dos imóveis transaccionados registou-se um decréscimo de 23%. De facto, em 2011 o montante médio dos imóveis vendidos ascendeu a 73 mil euros, em 2012 esse valor foi de 66,8 mil euros.

Durante o ano de 2012, o valor médio mais elevado das transacções concentrou-se na região de Lisboa ascendendo a 143 mil euros, o mais baixo nos Açores registando um valor de 32 mil.

No referente aos prédios urbanos, o decréscimo do número de transacções, à semelhança do país, foi notório em todas as regiões, com particular destaque para Lisboa (69%), a menor quebra foi registada na região da Madeira (56%).