CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

 

Valsassina assina projecto para o grupo Torel Boutiques em Lisboa

7 de abril de 2019

O grupo Torel Boutiques vai acrescentar mais um edifício aos dois que já possuí na zona do Torel em Lisboa, o edifício Torel Palace Hotel e um palácio para reabilitar a posteriori. 

Este imóvel é um projecto que surge em parceria com um investidor estrangeiro, para a construção de um edifício destinado a habitação multifamiliar, composto por seis apartamentos na Rua Câmara Pestana em Lisboa.

Com assinatura do Atelier Frederico Valsassina Arquitetos, este empreendimento imobiliário será constituído por uma fracção T4, três T2 e duas T1, com uma área de implantação de cerca de 220m2 e área bruta de construção de cerca de 1.500m2, sendo acrescentado por um logradouro no tardoz com 170m2.

A construtora Gabriel Couto foi a empresa escolhida para realizar a empreitada. A fiscalização está a cargo da consultora internacional “JLL - Jones Lang LaSalle”, entidade também responsável pela coordenação e gestão de todo o processo de concurso deste projecto.

O investimento abrange ainda a reabilitação integral do Palácio do Torel, e ainda a ampliação de um piso e remodelação de um dos edifícios constituintes do Hotel Torel Palace, projecto este que pretende melhorar a oferta desta unidade hoteleira. O Torel Palace Hotel é constituído por dois palacetes datados do início do século XX e possui uma localização privilegiada na colina de Santana, no coração de Lisboa.

Segundo a Gabriel Couto, a estrutura do edifício é em betão armado e cobertura em estrutura metálica com MDF, para suporte do sistema de impermeabilização. "Além dos quatro pisos destinados a habitação, o edifício contempla ainda uma zona enterrada, em toda a área da implantação, para instalação de um sistema de estacionamento completamente automatizado e com capacidade para dezanove veículos, em que as viaturas são deixadas no piso 0 e a seguir colocadas pelo sistema nos pisos inferiores. Estando os lugares de estacionamento optimizados para a área, foi determinante a exacta implantação de paredes e lajes de betão, tendo de ser cumpridas todas as medidas do sistema, o que implicou que toda a construção das paredes e lajes decorresse com a máxima precisão", revela em comunicado a construtora.

O edifício vai ainda de encontro à linguagem pombalina que prevalece no tecido urbano onde está inserido. As fachadas deste novo empreendimento imobiliário e edifícios contíguos denunciam uma evidente linguagem pombalina, a partir de grandes janelas e do aproveitamento das águas furtadas, através da instalação de mansardas.

A Gabriel Couto incica ainda que a relação da empresa e o grupo que detém o Torel Boutiques, consolidou-se com a edificação recente do Hotel Torel Avantgarde, localizado no Porto, projecto este que arrecadou um prémio internacional no evento “World Luxury Hotel Awards” de 2018, numa das categorias premiadas.