CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Valor médio diminui nas moradias e sobe nos apartamentos

28 de abril de 2017

O valor médio de avaliação bancária, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, passou de 1109 euros/m2 em Fevereiro para 1107 euros/m2 em Março, o que representou uma contracção de 0,2%.

Segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística - INE, este decréscimo resultou, em particular, da diminuição de 0,8% registada no valor médio das moradias, atenuado pelo ligeiro aumento do valor médio dos Apartamentos (0,1%).

O valor médio dos apartamentos para o total do país situou-se em 1154 euros/m2 , o que correspondeu a um aumento de 1 euro/m2 quando comparado com o mês anterior (variação de 0,1%). Quando comparado com o período homólogo, o valor médio de avaliação dos apartamentos aumentou 5,2%.

Nas moradias para o total do país, o valor médio situou-se em 1026 euros/m2 em Março, valor inferior em 8 euros/m2 ao observado em Fevereiro (variação de -0,8%). Em termos homólogos, aumentou 6,2%.

Relativamente às regiões, o mês de Março apresentou diminuições em cadeia no valor médio de avaliação, destacando-se, pela intensidade da variação, o Norte com uma redução de 0,6%. Apenas as regiões Área Metropolitana de Lisboa e Algarve registaram aumentos (0,4% e 1,1%, respectivamente). Em comparação com o período homólogo, o valor médio de avaliação no total do país registou um crescimento de 5,6%.