CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

 

Tempo médio de venda e arrendamento aumenta em Abril

22 de maio de 2016

 De acordo com o Imovirtual Market Index (IMI), indicador que reflecte a expectativa dos agentes imobiliários em Portugal - desenvolvido em parceria com a REVConsultants -, o mês de Abril apresentou uma ligeira quebra, revelando-se o pior mês desde o início do ano. O optimismo dos agentes imobiliários diminuiu e o tempo médio de venda e arrendamento aumentou, situando-se nos 9,9 e 4,2 meses, respectivamente (superior ao mês anterior: 8,2 meses; 3,7 meses).

Com base na análise do IMI, a REVConsultants observou que “40% dos inquiridos menciona registar um aumento de visitas realizadas por potenciais interessados; 17% menciona uma diminuição; 40% dos participantes no inquérito observaram um aumento de novo produto em carteira; 51% dos inquiridos refere a manutenção dos negócios concretizados e cerca de 24% menciona que registou uma diminuição dos mesmos”.

 

Instabilidade no mercado de trabalho condiciona resultados

 

De acordo com os inquiridos, os principais obstáculos que apresentaram maior relevância no mercado imobiliário durante o mês de abril, incidiram sobre “A instabilidade no mercado de trabalho (51%); a desadequação do produto imobiliário existente em relação à procura (50%) e a diminuição do poder de compra (29%)”.

 Por outro lado, no curto prazo, 48% dos inquiridos prevê que os preços dos imóveis se mantenham e 47% antecipa um aumento. Em relação ao dinamismo da actividade, 68% dos inquiridos espera uma melhoria da mesma e 5% acredita na deterioração das condições em que o mercado imobiliário opera, pessimismo que aumentou no mês em análise.