CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Subida dos preços das casas em Lisboa desacelera para 10,9%

17 de junho de 2019

O preço das casas em Lisboa subiu 10,9% no 1º trimestre de 2019 face a igual período de 2018, numa forte desaceleração relativamente à variação homóloga de 16% registada no final de 2018.

De acordo com os mais recentes resultados do Índice de Preços Residenciais, referentes ao 1º trimestre de 2019, da Confidencial Imobiliário, esta é mesmo a variação homóloga mais baixa desde finais de 2015, confirmando a tendência de desaceleração da valorização registada neste mercado ao longo do último ano (no 2º trimestre de 2018, Lisboa valorizava 21,5%).

No Porto, ainda que a subida homóloga dos preços residenciais se mantenha como a mais elevada do país (28,8% no 1º trimestre de 2019), reflecte igualmente um abrandamento face aos 32,9% observados no trimestre anterior. Apesar de se manter em níveis elevados, esta é a primeira vez, desde início de 2018, que a subida homóloga de preços no Porto reduz a intensidade, sugerindo que este mercado possa estar agora a iniciar o percurso de arrefecimento observado em Lisboa há cerca de um ano.Pelo contrário, em termos nacionais, o preço da habitação manteve o ritmo de subida no 1º trimestre de 2019, registando um aumento homólogo de 15,9%.

Trata-se da variação homóloga mais elevada dos últimos quatro trimestres, período durante o qual o preço das casas no país tem subido sempre acima dos 15%, o patamar mais elevado desde o pré-crise, em 2007.

“Os mais recentes resultados do Índice de Preços sugerem que já não são as cidades de Lisboa e Porto a base para o crescimento nacional dos preços, mas sim o aumento verificado nas outras cidades. Na maioria das capitais distritais a subida dos preços intensificou-se neste trimestre, explicando-se, assim, que os preços a nível nacional mantenham o ritmo de crescimento num contexto de abrandamento da valorização nos dois principais mercados”, revela Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário. 

Em termos trimestrais, quer o mercado de Lisboa quer o do Porto registaram igualmente uma tendência de suavização nos primeiros três meses do ano. Em Lisboa, os preços registaram uma variação residual de 0,7%, em desaceleração face aos 1,7% observados no 4º trimestre de 2018, enquanto no Porto, a variação foi de 5,3%, embora igualmente abaixo do trimestre prévio (6,9%). Em termos nacionais, a subida trimestral no 1º trimestre de 2019 fixou-se em 3,5%, acima dos 3,3% registados no trimestre anterior.