CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Sabia que 80% das fechaduras das casas não são seguras?

25 de maio de 2018

A Associação Portuguesa das Empresas de Chaves e Sistemas de Segurança (APECSS) alerta para o facto de cerca de 80% das fechaduras das casas portuguesas não serem seguras.

A conclusão surge da extrapolação para a realidade nacional de um estudo realizado, há quatro anos, no país vizinho pela Unión de Cerraderos de España, segundo o qual as fechaduras usadas são antiquadas e fáceis de abrir. “Esta extrapolação é possível, uma vez que o nosso parque de fechaduras é em tudo semelhante ao espanhol e não se alterou desde 2014, afirma Ricardo Jardim, presidente da APECSS.

Este tema surge no momento em que decorre entre hoje e domingo, no Porto Palácio Congress Hotel & Spa, a convenção anual internacional, do European Locksmith Federation (ELF), de que é membro a APECSS, e que é realizada pela primeira vez em Portugal. A importância da certificação e regulamentação da actividade no nosso país, que a APECSS tem defendido, a adopção de sistemas de segurança assentes nas novas tecnologias e as implicações de inovações como as impressões 3D são os temas principais em discussão no evento.

Serão ainda debatidas as implicações na segurança de fechaduras mecânicas e eletromecânicas como consequência do avanço tecnológico de impressões 3D. “A adoçpão de tecnologias que já nos permitem, por exemplo, abrir a porta à distância com recurso a smartphones levanta questões de segurança. No entanto, os atuais sistemas são tão antiquados e frágeis, que certamente a tecnologia vem contribuir para melhorar”, explica Ricardo Jardim.

Com mais de mil profissionais inscritos, oriundos de 46 países, como Estados Unidos da América, Brasil, China, Suécia, Líbano, Nigéria e Turquia, a ELF Convention 2018 contará com oradores como Marc Tobias, advogado de investigação norte-americano especializado em fechaduras, e o seu associado venezuelano Tobias Bluzmanis, especialista em métodos de intrusão, e Aaron Smith, professor australiano.

Marc Tobias analisou e alertou para vários problemas nos sistemas de segurança da Casa Branca e do Pentágono, colaborando com agências governamentais como o FBI. “The security implications of 3D printing technology and how it relates to mechanical and electro-mechanical locks” é o tema que Marc Tobias e Tobias Bluzmanis abordarão numa conferência no sábado, 26 de maio, às 10h00.