CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Qual o futuro da habitação em Portugal?

15 de junho de 2018

A habitação em Portugal é o tema da conferência organizada pela AICCOPN, que se realiza hoje no Porto e irá contar com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. 

No âmbito do projecto R.U.-I.S. – Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável, uma iniciativa da AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, a conferência conta na Sessão de Abertura com a presença do Presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos e de Alexandra Gesta, Presidente do Conselho Diretivo do IHRU e na Sessão de Encerramento com a intervenção do Ministro do Ambiente.

A Lei de Bases da Habitação será apresentada pela sua responsável, a deputada Helena Roseta que integra o painel “ A Política da habitação em Portugal”, juntamente com as autarquias do Porto, Guimarães e Viana do Castelo, através dos respetivos Vereadores do Urbanismo, Pedro Baganha, Seara de Sá e Luís Nobre, respectivamente, e também do Administrador da Viseu Novo SRU, Fernando Marques.

No evento, será divulgado o Estudo Prospetivo do Mercado “R.U.-I.S. Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável”, que será apresentado pelos respectivos coordenadores, Isabel Breda Vazquez e Paulo Conceição, ambos Professores da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Quanto ao acesso aos programas de Financiamento da Reabilitação Urbana será outro assunto a ser discutido no painel da iniciativa, que contempla a apresentação do Programa Casa Eficiente 2020, dinamizado pela CPCI - Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, que visa conceder empréstimo, em condições favoráveis, a operações de reabilitação. O painel contacom as intervenções das Instituições Financeiras Aderentes, designadamente a Caixa Geral de Depósitos, o Millennium BCP e o Novo Banco.

A Conferência contempla ainda o IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização, cuja apresentação está a cargo do Presidente da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFFRRU 2020, Abel Mascarenhas, e de António Fontes, da Direção de Coordenação Fomento à Construção do Santander Totta, instituição financeira aderente.

Neste evento será, ainda, apresentado o PORTAL R.U.-I.S: Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável, seguindo-se a entrega de Diplomas às Empresas Qualificadas R.U.-I.S..