CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Preços vão manter-se nos próximos meses, dizem os agentes imobiliários

2 de julho de 2020

Perante as consequências da pandemia do Covid-19, o inquérito realizado pelo Imovirtual aos profissionais do sector, indica que apesar do número de transacções ter diminuído, a maioria considera que os preços irão manter-se nos próximos três meses.

O inquérito realizado em Abril e Junho junto dos clientes profissionais para saber como tem sido a sua experiência com o mercado imobiliário durante o Covid-19, mostra que 68% dos profissionais não recorreu a medidas de apoio (um aumento de 6% em relação à Abril). No entanto, dos restantes que recorreram a essas medidas 70% optou pela política de lay-off (anteriormente foram 60%), seguida da moratória de pagamento de crédito (24% em Junho e 26% em Abril).

Verificou-se ainda uma diminuição significativa de clientes interessados em comprar casa ou em vender a sua casa, ambos na ordem dos 60% (a rondar o mesmo número que em Abril). No entanto, 34% dos inquiridos concluíram que os seus negócios se vão manter nos próximos três meses, um cenário mais favorável comparativamente a Abril em que 34% acreditava que o seu negócio fosse diminuir na ordem dos 25%.

Quanto aos preços, 59% dos profissionais estão mais optimistas e consideram que os preços irão manter-se nos próximos três meses, 34% acha que os mesmos vão aumentar e apenas 3% considera que vão diminuir mais do que 25%. Anteriormente, em Abril, 57% dos inquiridos considerava que os preços fossem diminuir até 25%.

Entre arrendamento (curta e longa duração) , venda e construção, os profissionais consideram que o mercado de arrendamento de longa duração irá aumentar (89%), assim como anteriormente (79%). Por outro lado, o arrendamento curta duração irá diminuir (83%), o mesmo se verificava em Abril (87%). Relativamente à venda, 57% dos inquiridos acredita que vai manter-se (anteriormente 40%), assim como no mercado de construção (52% em Junho e 46% em Abril).