CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Preços das casas vão subir em 2022

15 de dezembro de 2021

O preço das casas vai continuar a subir em 2022 fruto da inflação e do aumento da procura, é o que prevê a Imovendo, que cresceu 15% e registou um aumento de 10% no preço do m2 em 2021.

Nélio Leão, CEO da imobiliária virtual, revela que "os preços subiram em 2021 e vão continuar a subir em 2022", acrescentando que "sente-se um abrandamento na oferta, fruto da conjuntura económica e pandémica, agravada pela crise dos materiais e da mão de obra, que pressionam a subida de preços e consequentemente a tendência de crescimento das vendas imobiliárias". 

Mesmo com a crise atual e a subida de preços, o mercado imobiliário vai continuar a ter mais procura do que oferta, pois "apesar do expectável aumento da inflação em 2022, enquanto as taxas de juro se mantiverem baixas e os bancos continuarem a conceder crédito, dificilmente haverá mais oferta do que procura", salienta Nélio Leão. "Embora no final de 2022 se possa sentir algum abrandamento, dependendo de como a economia, as famílias e as empresas reagirem à pandemia e as medidas consecutivamente impostas".

A Grande Lisboa continua a ser a zona mais procurada (35% das propriedades vendidas), seguida pela Área Metropolitana do Porto (17%), com as tipologias T2 e T3 a somarem quase 80% dos fogos vendidos. Estes dados divulgados hoje pela Imovendo contrariam as previsões anunciadas no início deste ano, que antecipavam um possível abrandamento do mercado no final de 2021. 

Embora o teletrabalho tenha vindo para ficar e os nómadas digitais sejam uma realidade que se tem multiplicado um pouco por todo o país, a mesma fonte explica que as zonas de Lisboa e do Porto continuarão a ser as mais procuradas em 2022. Ainda assim, Nélio Leão salvaguarda que "talvez no final do próximo ano consigamos começar a observar uma descentralização do mercado".