CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

 

Políticas de Habitação: PS quer ouvir os cidadãos

16 de novembro de 2017

O Grupo parlamentar do Partido Socialista colocou hoje online o sítio habitacao.ps.pt, ferramenta com a qual pretende “alargar o debate e ouvir os cidadãos sobre as propostas do Governo para uma ‘Nova Geração de Políticas de Habitação’, colocadas em consulta pública até 16 de Dezembro”.

A deputada Helena Roseta, afirmou hoje em apresentação à imprensa, que o sítio online foi criado “para tornar a participação mais simples e directa”.

“Passo a vida a ouvir as pessoas dizerem que querem participar, mas não sabem como, o que fizemos foi experimentar uma ferramenta simples para ouvir os cidadãos sobre uma questão tão importante como é a habitação”, explicou Helena Roseta esta manhã, na apresentação do projecto, que decorreu no Edifício Novo da Assembleia da República.

O sítio onde se apela à participação dos cidadãos inclui um questionário de preenchimento rápido - habitacao.ps.pt/quero-participar, que também pode ser respondido através de telemóvel. O questionário é anónimo e do seu resultado será produzido um relatório do qual será dado conhecimento público.

A Nova Geração de Políticas de Habitação proposta pelo Governo “pretende garantir o acesso de todos a uma habitação adequada, alargando o parque habitacional com apoio público, e criar condições para que a reabilitação urbana passe de excepção a regra”.

As medidas propostas visam substituir alguns dos instrumentos existentes, nomeadamente, na resposta às famílias com grave carência de habitação, no incentivo ao arrendamento e na promoção da reabilitação urbana, mas também a criação de novos programas nas áreas do arrendamento acessível, da reabilitação e da inclusão social e territorial.