CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Optimismo na mediação cresce em Abril

14 de fevereiro de 2015

O primeiro trimestre de 2014 foi de optimismo e crescimento da confiança na mediação imobiliária e em Abril esse sentimento continuou e até aumentou. Na verdade nesse mês, o mercado imobiliário registou, um comportamento tendencialmente mais optimista face ao anterior, sobretudo pelas expectativas de evolução de valores.

Segundo o Inquérito Mensal de Conjuntura (IMC) do Gabinete de Estudos da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, em Abril, a confiança das empresas de mediação imobiliária regeu-se por um comportamento tendencialmente positivo e de expectativa.

O arrendamento continuou a ser uma constante com bastante expressão no mercado. De entre os principais obstáculos ao desenvolvimento da actividade imobiliária salientou-se a, restritividade bancária, a instabilidade no mercado de trabalho e a diminuição do poder de compra.

O sector residencial é aquele que consegue um maior número de respostas positivas. De facto é no mercado de habitação que o optimismo mais se evidenciou com 35,9% dos inquiridos a responderem que este segmento apresentou um comportamento positivo. Em relação aos outros segmentos o pessimismo ainda dominou as respostas, nomeadamente nos escritórios (56,5%), na indústria (54,5%), no comércio (53,6%) e nos terrenos rústicos (48,3%). Apenas nos terrenos urbanos se destaca um comportamento de manutenção (50%).

No mês em análise, em todos os segmentos, observou-se por parte de um grupo residual de inquiridos, um comportamento positivo, de 9,1% na indústria, 8,7% nos escritórios, 7,1% no comércio, 6,9% nos terrenos rústicos.

No que diz respeito à dimensão média das Empresas de Mediação Imobiliária (usando como referência o número médio de colaboradores), em Abril estas eram em 35,9% dos casos constituída por dois ou menos colaboradores, cerca de 38,5% entre três a cinco. De mencionar, que cerca de 25,6% dos inquiridos mencionaram um número de colaboradores superior a seis.

Rejuvenescimento do sector ainda restrito

Do total de empresas inquiridas, no mês de Abril, cerca de 61% referiu que exercia a sua actividade no mercado imobiliário, num período temporal decorrente entre cinco a dez anos. O mercado imobiliário lida correntemente com uma multiplicidade de desafios, que se centram em grande escala na esfera económica e em Abril o rejuvenescimento deste sector, foi sentido em moldes restritos, com apenas 2,6% das empresas a exercerem a sua actividade há menos de dois anos.

A aposta na diversificação do produto imobiliário é uma das características dominantes das empresas de Mediação Imobiliária. No mês de Abril, entre os segmentos com maior nível de incidência, à semelhança de meses anteriores destacaram-se o residencial, comércio e terrenos urbanos. A indústria continua a apresentar-se como o segmento com menor representatividade. No mês em análise, cerca de 28,2% dos inquiridos mencionou o exercício de actividade na indústria.