CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Oferta e procura de casas estão a diminuir mas os preços não baixam

19 de janeiro de 2021

Quer o número de potenciais compradores, como o número de clientes interessados em vender a sua casa caíram no último trimestre de 2020. O mercado aparenta, assim, estar a registar uma quebra quer na procura como na oferta, revela o último inquérito da Out of the Box - Real Estate & Finance, realizado ao mercado entre os meses de Outubro e Dezembro.

Os números indicam no entanto, excepções, sendo que as Zonas Norte e Centro registaram uma subida na procura e uma queda na oferta já no final do ano. Já o Alentejo regista aumentos quer na procura, quer na oferta.

Os resultados obtidos não parecem apontar para eventuais quebras nos preços de venda no curto prazo.

O inquérito revela ainda que o mercado residencial em Portugal esteve muito activo no 4º trimestre de 2020. Muitos dos inquiridos reportaram a realização de bastantes escrituras. Alentejo e Algarve reportaram um maior número de escrituras por agente. Já na Zona Norte denota-se uma actividade menos intensa.

Mesmo assim, muitos dos inquiridos responderam estar a vender menos casas do que em 2019. A quebra nas vendas homólogas faz-se mais sentir na Zona Norte, Algarve e Madeira. Já no Alentejo reporta-se um crescimento das vendas face a 2019.