CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Novo crédito à habitação aumentou em Outubro

11 de dezembro de 2018

Os empréstimos concedidos pelos bancos a particulares para habitação aumentaram em Outubro para os 811 milhões de euros, invertendo a trajectória descendente dos três meses anteriores, segundo dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com os últimos dados relativos a empréstimos e depósitos bancários, foram concedidos em Outubro 811 milhões de euros pelos bancos às famílias para empréstimos à habitação, mais do que os 790 milhões de euros de Setembro e os 810 milhões de euros de Agosto e acima dos 706 milhões de euros concedidos em Outubro de 2017.

Concedidos já mais de 8 mil M€ de novos créditos à habitação

Desde o início do ano foram já emprestados 8,104 mil milhões de euros de novos créditos à habitação, valor muito superior aos 6,657 mil milhões de euros concedidos no ano passado entre Janeiro e Outubro.

De acordo ainda com a informação divulgada pelo BdP, em Outubro deste ano, a taxa de juro média dos novos empréstimos concedidos a sociedades não financeiras foi de 2,43%, aumentando sete pontos base face ao mês anterior.

Nas novas operações de crédito a particulares para habitação, a taxa de juro média diminuiu dois pontos base, para 1,34%, correspondendo a um novo mínimo da série. Já no crédito ao consumo e para outros fins, as taxas de juro médias foram, respectivamente, de 7,22% e 4,19% (7,22% e 3,84% em Setembro).

Em Julho, entraram em vigor as novas regras do Banco de Portugal que criam restrições à concessão de novos créditos à habitação e ao consumo, estabelecendo, por exemplo, que as famílias apenas podem gastar metade do seu rendimento com empréstimos bancários.

Apesar de não serem de cumprimento obrigatório, os bancos que não as cumprirem têm de explicar ao supervisor porque não o fizeram.

Lusa/DI