CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Multifamiliar, Senior Living e Residência de Estudantes estão “na moda”

16 de maio de 2019

De acordo com um novo estudo da Savills, o investimento em alternativas residenciais está a aumentar. Com um volume global de investimento de 223 mil milhões de dólares (cerca de 200 mil milhões de euros), excedeu todo o investimento global de retalho e industrial registado no ano 2017.

Os volumes globais de investimento em residências de estudantes registaram um aumento de 87% nos últimos cinco anos. Segundo o estudo, A maturidade dos mercados do Reino Unido e dos Estados Unidos, aliada à baixa oferta e à elevada procura por este tipo de alojamento, “indicam que as cidades do sul da Europa oferecem as oportunidades mais fortes para novos investimentos neste sector no ano 2019”. Mas também a necessidade global de alojamento multifamiliar, os segmentos de Co-living e Senior Living oferecem igualmente boas oportunidades e são classes de activos particularmente subinvestidas no Reino Unido.

 

Estudantes: Porto só pode oferecer camas a 3,5% da população estudantil

No seu relatório Global Living, a consultora imobiliária internacional menciona que a oferta de alojamento para estudantes é mais alta no Reino Unido, onde 27% de todos os estudantes podem ser acomodados, e mais baixa no sul da Europa. Na Itália, o quarto maior mercado estudantil da Europa, a taxa de oferta nacional é inferior a 5%. Analisando os dados disponibilizados pela StudentMarketing - um fornecedor independente de investigação e dados relativos a alojamento para estudantes e micro living, a Savills identificou que a oferta é mais baixa em Roma, com uma população estudantil de 220.500, mas apenas 6.500 camas (3%), seguido pela cidade do Porto (3,5%), Florença (3,8%), Barcelona (4,9%) e Madrid (5,7%). Estas cidades oferecem, portanto, as melhores oportunidades imediatas para os investidores, já que muitos têm fortes populações de estudantes internacionais.

Para Marcus Roberts, Director de Residential Capitais Markets da Europa da Savills, a “Itália está a demonstrar ser um mercado atraente para os investidores, onde a oferta é baixa e a qualidade do alojamento existente está ultrapassada. A procura é forte, mas um produto comparável limitado reflecte a natureza emergente das residências universitárias, e o mercado ainda não está totalmente testado. As cidades espanholas e algumas cidades portuguesas também são caracterizadas por níveis extremamente baixos de oferta, registando uma procura elevada e uma forte subida no mercado de arrendamento. Temos actualmente investidores de private equity particularmente activos no mercado ibérico, com Espanha a verificar um volume recorde de investimentos no sector de alojamento para estudantes nos últimos 12 meses.”

Já Alexandra Gomes, Analyst, Research Department da Savills Portugal, adianta: “Para o mercado português, a consultora Savills Portugal aponta como uma das tendências mais fortes para o ano 2019 a diversificação do investimento por classes de activos alternativas, como é o caso das Residências de Estudantes e Residências Sénior (Senior Living). As cidades de Lisboa e Porto são duas das cidades da Europa do sul que mais têm estado no radar de vários operadores internacionais que têm adquirido diversos terrenos para promoção de residências de estudantes e que irão contribuir para responder a uma elevada procura, com contínuas perspectivas de evolução positiva”.

“O mercado português conta já com a presença sólida de reconhecidos investidores e promotores como a Temprano Capital Partners, MPC Capital Group, Milestone, TPG Real Estate, Round Hill Capital e The Student Hotel e continua a somar a entrada de novos players no mercado” - acrescenta aquela especialista.

A Savills refere que o alojamento para estudantes alcançou outro ano recorde em 2017, com 17,5 mil milhões de dólares investidos globalmente, 4% acima dos 16,9 mil milhões de 2016. O Reino Unido e a Europa Ocidental responderam por mais de metade desse investimento (51%, 8,9 mil milhões), um aumento de 35% relativamente aos 6,6 mil milhões investidos em 2016. O Reino Unido, a Alemanha e Espanha foram os mercados de alojamento para estudantes mais activos da Europa.

 

Os mercados Senior Living e Multifamiliar

A consultora Savills destaca também o movimento de algumas operadoras de alojamento para estudantes para os sectores multifamiliar e de co-living, assim como as oportunidades que este movimento abre para os investidores que procuram distribuir o risco por diversos tipos de activos. O investimento no sector multifamiliar, por exemplo — refere o estudo da consultora internacional — ultrapassou, em oito dos principais mercados europeus, os 27 mil milhões de euros no ano passado, tendo aumentado 19% desde 2013.

Também mercado de Senior Living, ainda que revele um peso residual comparativamente a outras classes de activos, começa a dar sinais de actividade e a reunir o interesse de investidores. O ano 2018 foi prova disso com o mercado a fechar algumas transacções de investimento neste segmento.