CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

 

Mirandela projecta investir em habitação 17 M€ em seis anos

9 de fevereiro de 2021

O município de Mirandela propõe-se investir 17 milhões de euros em soluções para habitação, nomeadamente para 205 famílias que “vivem em condições indignas” neste concelho do distrito de Bragança, divulgou hoje a autarquia.

Esta é a estratégia da Câmara de Mirandela para os próximos seis anos firmada no Acordo de Colaboração no âmbito do programa 1.º Direito oficializado hoje com o Governo.

Numa cerimónia ‘online’, a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues (PS), fez um resumo do diagnóstico do concelho com cerca de 22 mil habitantes, 571 dos quais pertencentes a 205 famílias que “vivem em condições indignas”.

O município estimou um investimento global de 17 milhões de euros, com o IHRU - Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana a assegurar parte das verbas necessárias, sete milhões a fundo perdido e 8,5 milhões de euros em empréstimo com juros bonificados.

O investimento destina-se a várias frentes, como explicou a autarca, desde a reabilitação de edifícios municipais, à aquisição para reabilitar e colocar no mercado de arrendamento a preços controlados.

A estratégia concelhia contempla também intervenções em habitações degradadas de famílias carenciadas.

 

Programa 1.º Direito = 17 acordos já firmados

Este foi o 17º. acordo celebrado entre o Governo e municípios portugueses ao abrigo do programa 1.º Direito, como indicou a secretária de Estada de Habitação, Mariana Gonçalves.

Na cerimonia esteve também o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho, que destacou a lógica com que este programa está a ser realizado, em parceria entre a administração central e o poder local.

“É a melhor forma de se acertar nas políticas à escala local, deixar o poder local dizer aquilo que é preciso”, considerou.

Lusa/DI