CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Lisboa: município cria simulador para cálculo de renda apoiada

1 de outubro de 2016

A Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza ‘online’ um simulador para que os inquilinos conheçam os valores que vão pagar ao abrigo das alterações da lei de arrendamento apoiado.

No endereço http://simuladorderenda.cm-lisboa.pt/, os inquilinos podem simular o valor de renda apoiada a pagar numa habitação municipal, em função do seu agregado e rendimentos.

Em vigor desde 1 de Setembro, as alterações incluem o cálculo com base nos rendimentos líquidos, em vez do rendimento bruto corrigido, como anteriormente.

“Evidentemente que as pessoas com rendimentos mais baixos (abaixo do salário mínimo) não sofrem um impacto grande com esta alteração (…). Mas, para o escalão imediatamente a seguir – como rendimentos brutos entre os 650 e os mil euros brutos - de agregado, tem um peso significativo”, comentou a vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa, Paula Marques.

Entre pontos positivos do diploma, a vereadora destacou, nomeadamente, o prolongamento de dois para dez anos dos casos de ocupação de recurso, assim como a definição dos casos em que há resolução de contrato por existência de uma alternativa de habitação.

Aumentar o período de ausências por casos excecionais de detenção, doença ou trabalho também foram saudadas por Paula Marques.

A Câmara Municipal de Lisboa é o maior senhorio do país, ao gerir no total, entre património disperso e em bairro municipal, 26 mil fogos.