CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Lisboa: Onde estão as casas mais caras e as mais baratas?

21 de agosto de 2018

A freguesia de Santo António apresenta a maior taxa de variação homóloga e o preço médio da habitação mais elevado, entre as freguesias da cidade de Lisboa e Marvila com o mais baixo.

No primeiro trimestre do ano, a freguesia de Santo António – que inclui a Avenida da Liberdade e áreas adjacentes –, Misericórdia com 3 667 euros/m2 com preço médio, que inclui a área do Bairro Alto e do Cais do Sodré – e, adicionalmente, face ao trimestre anterior, a freguesia de Santa Maria Maior (3 528 euros/m2 ) – que inclui a área do Castelo e Baixa/Chiado.

Segundo o INE - Instituto Nacional de Estatística, a freguesia de Santo António destacou-se, tal como no 4º trimestre de 2017. Para além de Santo António, também as freguesias Misericórdia, Avenidas Novas, Estrela, Campo de Ourique, Alvalade, São Vicente e Arroios, registaram, simultaneamente, um preço mediano dos alojamentos vendidos acima do valor da cidade de Lisboa (2 581 euros/m2) e taxas de variação, face ao período homólogo, mais expressivas que a verificada na cidade (+20,4%).

As freguesias de Marvila, Beato, Santa Clara, Lumiar, Areeiro e Carnide registaram, no 1º trimestre de 2018, preços medianos e taxas de variação face ao período homólogo inferiores aos da cidade de Lisboa. Marvila foi a freguesia de com o menor preço mediano (1 483 euros/m2 ) e a única freguesia com uma evolução negativa do preço da habitação face ao mesmo período do ano anterior.

O INE indica ainda que a cidade de Lisboa registou a maior diferença entre os preços dos alojamentos novos e dos alojamentos existentes (717 euros/m2 ) – 3 238 euros/m2 e 2 521 euros/m2 , respectivamente –, contudo, este diferencial mantém a tendência de descida (757 euros/m2 no trimestre anterior).