CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Habitação: recuperação dos preços acelera

25 de maio de 2016

O mais recente RICS/Ci Portuguese Housing Market Survey (PHMS) referente ao passado mês de Abril revela um maior reforço da actividade no mercado de compra e venda. Esse facto está a produzir uma “aceleração do aumento dos preços das casas e a impulsionar a confiança para níveis mais elevados”.

O mercado de arrendamento comporta-se de maneira diferente. Neste, há muito se depara um contínuo desencontro entre a crescente procura por parte dos potenciais arrendatários e a decrescente oferta dos proprietários. Face ao agravamento desta tendência, regista-se um aumento das expectativas relativas a rendas.

 

Preços de venda das casas devem subir 3% nos próximos 12 meses

 

No mercado de compra e venda, a procura cresceu ao ritmo mais elevado dos últimos sete meses. Lisboa protagonizou, mais uma vez, a subida mais significativa. E a colocação de imóveis em oferta aumentou pelo quarto mês consecutivo.

O acréscimo das vendas acelerou ao longo de Abril tendo cada uma das regiões (Lisboa, Porto e Algarve) analisadas pelo RICS/Ci Portuguese Housing Market Survey registado um sólido aumento nas transacções.

Os profissionais e empresas do sector inquiridas pelo PHMS, relativamente a vendas, adiantam perspectivas muito optimistas no futuro.

As conclusões retiradas do último inquérito realizado permitem concluir ainda que “a subida dos preços das casas está a começar a recuperar o ritmo”; com os profissionais a antecipar para os próximos 12 meses um aumento dos preços das casas em torno dos 3%.

O Algarve deverá protagonizar os ganhos de maior relevo, na ordem dos 4,5% ao ano, enquanto as perspectivas para o Porto são ligeiramente mais modestas, fixando-se nos 3,5%.

 

Arrendamento: Procura e Oferta de costas voltadas…

 

No setor de arrendamento, a procura por potenciais arrendatários cresceu ao ritmo mensal mais rápido desde Outubro de 2011, enquanto a oferta por parte dos proprietários continuou a cair significativamente.

Como resultado, as rendas aumentaram pelo décimo primeiro mês consecutivo.

No mercado do Arrendamento dado o crescente fosso entre Procura e Oferta, as expectativas para o futuro próximo apontam para uma nova aceleração ao longo dos próximos três meses.

Nota: O RICS/Ci Portuguese Housing Market Survey (PHMS) fornece uma avaliação qualitativa mensal dos sectores de compra e venda e arrendamento com base em cerca de 100 respostas a um inquérito a profissionais e empresas do sector imobiliário.

O PHMS contém uma repartição regional que cobre Lisboa, Porto e Algarve.