CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Habitação: perspectivas do mercado de venda não são animadoras

7 de abril de 2019

Os resultados do Portuguese Housing Market Survey (PHMS) de Dezembro — inquérito mensal de confiança que acompanha as expectativas dos operadores do mercado realizado pelo Confidencial Imobiliário e o Royal Institution of Chartered Surveyors — mostram expectativas de vendas de curto-prazo pouco animadoras, sobretudo devido às tendências de enfraquecimento da procura que têm sido reportados nos últimos tempos. No mercado de arrendamento, ainda que a procura tenha crescido uma vez mais este mês, o ritmo de crescimento arrefeceu de forma clara nos últimos tempos, com as expectativas de subida das rendas a 3 meses a exibirem uma tendência de estabilização pela primeira vez desde 2015.

Os autores do inquérito referem que “A queda consistente no número de novos imóveis a entrarem em oferta no mercado é uma das principais razões para o enfraquecimento das

expectativas dos inquiridos”. Em Dezembro, o saldo líquido de novas angariações caiu para -56%, apresentando a leitura mais fraca desde que o inquérito foi lançado, em 2010 referem aquelas organizações.

Por agora, os preços continuam a subir, ainda que o ritmo de crescimento tenha desacelerado consideravelmente nos últimos seis meses — adiantam.

Segundo os dados do inquérito, os operadores inquiridos “estimam uma subida de 3% dos preços no Porto e de pouco mais de 2% em Lisboa e no Algarve nos próximos 12 meses”.

No mercado de arrendamento, uma das conclusões que se retiram do inquérito de Dezembro é que “a procura por parte dos inquilinos continuou a crescer, mas a taxa de subida foi muito modesta. Como resultado, os inquiridos reviram em baixa as suas projecções, que agora sugerem que as rendas sintam poucas alterações nos próximos 3 meses”.

Para Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário, “Os diferentes indicadores de mercado mostram que, por um lado, a tendência geral é positiva mas, por outro, que existem sinais de uma desaceleração nas principais cidades. Isso é evidente nos índices de preços residenciais geridos pela Confidencial Imobiliário, que mostram uma redução no crescimento dos preços em Lisboa. Em particular, o Centro Histórico lidera a

nova onda de estabilização no mercado, um cenário também apontado pelos inquiridos” - refere aquele técnico.