CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

 

Escassez de oferta leva aceleração do aumento dos preços

25 de outubro de 2016

Os resultados do inquérito mensal RICS/Ci PHMS de Setembro de 2016 apontam “para uma maior aceleração do aumento dos preços das casas ao longo do mês, impulsionada por um desfasamento cada vez maior entre a crescente procura por parte dos compradores e a redução da oferta para venda. Da mesma forma, a escassez de oferta no mercado de arrendamento continua a pressionar a subida das rendas”.

No mercado de compra e venda, as novas instruções de compra cresceram a um ritmo sólido. Os mediadores imobiliários, em particular, observaram uma forte recuperação, enquanto para os promotores o aumento se apresentou mais contido. De facto, os mediadores reportaram em Setembro o mais rápido acréscimo mensal da procura dos últimos 2 anos. Porém, o fluxo de novas colocações para venda caiu visivelmente em Setembro apresentando-se transversal a todas as regiões cobertas pelo inquérito (Lisboa, Porto e Algarve). A par disto, verificou-se uma forte subida das vendas, com 25% dos respondentes a reportarem um aumento das transacções.

Analisando os dados do inquérito, os responsáveis pelo RICS/Ci PHMS constatam que “O crescente desfasamento entre a oferta e a procura está a conduzir a uma aceleração do aumento dos preços das casas”. Acrescentando: “o acréscimo dos preços das casas tem-se intensificado ao longo dos últimos 7 relatórios, tendo o mais recente aumento figurado como o mais elevado desde o início do inquérito em 2010”. E concluem: “Durante o próximo ano, as expectativas dos respondentes continuam a apontar Lisboa como a região que apresentará uma maior subida dos preços. Para os próximos 5 anos, os inquiridos antecipam que o aumento dos preços das casas irá acelerar em todas as três regiões, devendo ultrapassar os 4% ao ano em cada uma delas”.