CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Empréstimos concedidos para habitação caem 1,6% em Fevereiro

27 de março de 2018

Segundo dados do Banco de Portugal (BdP) hoje divulgados, os empréstimos concedidos pelos bancos a particulares para habitação caíram 1,6% em Fevereiro e os concedidos a sociedades não financeiras diminuíram 2,5%.

O BdP adianta que os empréstimos às famílias com destino habitação fixaram-se, no mês em análise, nos 98,378 mil milhões de euros, enquanto os empréstimos às empresas totalizaram os 76,268 mil milhões de euros.

Em Janeiro, as taxas de variação anual (tva) daqueles empréstimos já tinham sido negativas (-1,6% e -1,9%, respectivamente).

As empresas privadas exportadoras apresentaram uma tva de -0,4%, menos 1,6 pontos percentuais face ao mês anterior.

O rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras foi de 13,3%, representando uma redução mensal de 0,2 pontos percentuais e a percentagem de devedores com crédito vencido foi de 25,1%, mais 0,2 pontos percentuais face a janeiro.

No que diz respeito aos empréstimos concedidos às famílias, as tva do crédito à habitação e do crédito ao consumo e outros fins mantiveram-se inalteradas face ao mês anterior, em -1,6% e 6,3% respectivamente.

O rácio de crédito vencido e a percentagem de devedores do sector das famílias com crédito vencido aumentaram 0,1 pontos percentuais relativamente a janeiro de 2018, fixando-se em 4,3% e 11,9% respectivamente.

LUSA/DI