Crédito habitação verde chega a Portugal

11 de Julho de 2018

A Energy Efficient Mortgages Initiative congrega várias entidades europeias que vão incentivar a concessão de crédito habitação para a aquisição de imóveis com elevada eficiência energética ou para remodelações de imóveis que gerem poupança de energia. 

37 entidades bancárias e financeiras europeia aderiram à iniciativa e a UCI, instituição financeira especialista na concessão de crédito à habitação através de profissionais do sector imobiliário que actua em Portugal, é uma das entidades que vai testar este produto no nosso país.

E em que consiste este crédito verde? Ele poderá resultar em condições de financiamento mais favoráveis para este tipo de imóveis e de remodelações, procurando responder ao Plano de Acção em matéria de financiamento sustentável com que a Comissão Europeia recentemente se comprometeu, com o objectivo de investigar a viabilidade da incorporação de critérios de sustentabilidade no mercado financeiro europeu.

Para Pedro Megre, Director-Geral da UCI Portugal, "esta iniciativa integra-se no compromisso da UCI com uma postura responsável, seja nos critérios que há muito assumimos como indispensáveis para garantir que trabalhamos segundo uma filosofia de crédito responsável, que defende os interesses do cliente e minimiza o risco das operações, seja em questões transversais a toda a sociedade, como o respeito pelo meio ambiente".

Além da Comissão Europeia, este projecto conta também com o apoio do Banco Europeu de Investimento, o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento, o Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Corporação Financeira Internacional. A fase piloto irá decorrer durante os próximos dois anos, período no qual será analisado ao detalhe o impacto da eficiência energética para a valorização do imóvel e a mitigação do risco de crédito.