CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Crédito à Habitação: Prestação da casa paga ao banco desce em Dezembro

3 de dezembro de 2019

A prestação paga ao banco pelos clientes com crédito à habitação indexado à Euribor a seis meses desceu novamente em Dezembro, face à última revisão.

Segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos para a Lusa, no caso de um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses com um 'spread' (margem de lucro do banco) de 1%, este pagará a partir deste mês de Dezembro 459,59 euros, o que significa menos 6,71 euros face à última revisão da prestação, em Junho.

Mas há um crescimento do valor a pagar, ainda que reduzido, no caso de um empréstimo nas mesmas condições mas indexado à Euribor a três meses.

Neste caso, num crédito nas mesmas condições, o cliente passará a pagar 455,33 euros, mais 47 cêntimos do que o pago desde Setembro.

As taxas Euribor são o principal indexante em Portugal nos contratos bancários que financiam a compra de casa. A Euribor a seis meses é a mais usada, seguida da taxa a três meses.

As taxas de juro continuam em terreno negativo. Em Novembro, a média da taxa Euribor a seis meses foi de -0,337%, um novo mínimo histórico, e a média da taxa a três meses de -0,401%.