CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Casas 17% a 35% mais baratas em Matosinhos, Gaia e Maia

23 de maio de 2017

O preço médio de venda das casas no concelho do Porto situou-se, em 2016, nos 1.265 euros/m2, um valor que representa um prémio de 17% face ao nível médio dos preços das casas vendidas no concelho de Matosinhos. Essa diferença sobe para 35% se a comparação for com Vila Nova de Gaia ou a Maia. Os dados são apurados pela Confidencial Imobiliário no âmbito do SIR-Sistema de Informação Residencial.

 

Na Invicta, o preço médio por m2 é mais elevado

O Porto apresenta o preço de venda médio mais elevado do Grande Porto, seguido por Matosinhos, onde o indicador se fixou em 1.053 euros/m2, ou seja, cerca de -17% do que a média do mercado Portuense. Já em Gaia e na Maia, o preço de venda médio das casas em 2016 ficou em cerca de 830 euros/m2, numa diferença de -35% face ao Porto.

Os quatro concelhos são os mais dinâmicos em termos de transacções habitacionais no Grande Porto, concentrando a maioria das vendas reportadas ao SIR em 2016 nesta região, que ascenderam a 1.554 unidades transaccionadas. O Porto concentrou cerca de um terço das transacções de casas no ano passado, enquanto os concelhos de Matosinhos, Gaia e Maia apresentaram quotas de 15% a 19% nas vendas da região.

A Confidencial Imobiliário apurou ainda, no âmbito do Índice de Preços Residenciais, que o preço das casas no Grande Porto estabilizou no 4º trimestre de 2016 (face ao mesmo período do ano anterior), apresentando uma variação residual de apenas 0,1%.