CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Câmara de Oeiras reabilita imóveis para Habitação Jovem

12 de junho de 2019

A Câmara de Oeiras dá início amanhã, à obra de recuperação do Villa Longa, o sexto edifício a ser reabilitado em Paço de Arcos no âmbito do programa de Habitação Jovem do município.

O imóvel, com uma área de construção de 2277m2, é o maior edifício a ser recuperado no âmbito do programa de Habitação Jovem. As tipologias de grande dimensão, características da época da sua construção (1910), vão ser reconvertidas em 32 fogos – 22 T1 dez T0. A antiga garagem – uma opção verdadeiramente visionária para a época, irá manter o seu uso.

A autarquia presidida por Isaltino de Morais vai vai ivestir dois milhões de euros na reabilitação e a obra vai ser consignada à empresa Loviril.

Segundo a autarquia, o “imponente edifício Villa Longa é um dos mais significativos no concelho de Oeiras, pela sua excepcional presença no território e valor arquitectónico”.

De planta rectângular, com quatro pisos e águas furtadas, o “robusto edifício desenvolve-se num único volume em forma de paralelepípedo” e patenteia características híbridas entre o espírito neoclássico e a arquitectura Arte Nova, com a utilização do arco abatido e as janelas-frestas de gosto revivalista. A traça é de autor desconhecido.

No total, a Câmara Municipal já investiu 8,7 milhões de euros na aquisição e reabilitação de casas no âmbito do Programa Habitação Jovem. Nos próximos anos, a autarquia afirma ir investir 6 milhões de euros na reabilitação dos prédios já adquiridos em Paço de Arcos, Algés, Oeiras, Dafundo, Carnaxide e Porto Salvo.