CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Câmara de Oeiras entrega casas a 16 famílias

7 de outubro de 2020

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, vai entregar no domingo na Associação 18 de Maio, em Outurela, as chaves de novas casas a 16 famílias, no âmbito do Observatório da Habitação.

Em comunicado, o município adianta que as famílias serão realojadas no Bairro dos Navegadores, Quinta da Politeira, Bairro do Pombal Ribeira da Lage, Encosta da Portela, Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro, S. Marçal e Unidade Residencial Madre Maria Clara.

“Do universo dos 16 agregados, que serão realojados no âmbito do Observatório da Habitação, verifica-se que o tipo de família predominante é a monoparental (seis), seguido por famílias compostas por casal com filhos ou enteados (quatro), três casais e três isolados”, é referido na nota.

O município da Área Metropolitana de Lisboa, indica ainda que o maior número de fogos disponíveis para atribuição são de tipologia T2 (oito), seguidos de tipologia T0 (dois). Serão também atribuídos quatro T1, um T3 e um T4.

 

Problemas habitacionais que vêm de longe

Em resposta aos problemas habitacionais ainda existentes no Concelho - na década de 70 o município tinha mais de 5.000 barracas, tendo de então para cá combatido este flagelo com o apoio da Administração Central - a Câmara sentiu a necessidade de lhes dar uma resposta adequada através da adopção de uma nova geração de políticas habitacionais, vertidas no Plano Estratégico "Habitar Oeiras".

Desde finais de 2007, o Observatório da Habitação tornou-se no principal instrumento de registo, gestão e selecção de agregados familiares carenciados que informa a nova política social de habitação da Câmara Municipal de Oeiras.

Segundo o site da autarquia, “Qualquer cidadão nacional ou estrangeiro residente ou trabalhador no Concelho há mais de três anos, pode registar-se no Observatório da Habitação. Para isso, numa primeira fase de avaliação, terá de preencher o respectivo Questionário que pode ser enviado pelo correio, ou entregue pessoalmente no Departamento de Habitação por Divisão de Gestão de Habitação Municipal ou enviado por e-mail para DGHM@cm-oeiras.pt”