CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Banco de Portugal: Crédito à Habitação em risco permanece estável

25 de maio de 2016

O Relatório de Estabilidade Financeira de Maio, publicado hoje pelo Banco de Portugal (BdP), aponta a baixa das taxas de juro como a causa para os créditos à habitação de risco manterem-se estáveis, em cerca de 6%, desde meados de 2011.

No comunicado sobre o relatório divulgado, o BdP deixa também um alerta sobre a conjuntura de baixas taxas de juro que a Europa tem tido, e que também é sentida pelas famílias portuguesas, quando vêem a prestação do crédito à habitação cair ou a remuneração dos depósitos a prazo em níveis próximos do zero.

O Banco liderado por Carlos Costa adianta ainda que apesar de as baixas taxas de juro poderem ter efeitos positivos no imediato, elas poderão acarretar o risco de que o novo financiamento acabe por privilegiar investimentos arriscados. 

Perante esta situação, o BdP recomenda que “deverão continuar a ser tomadas medidas para incentivar a redução do stock de crédito em risco, em simultâneo com outras, de cariz preventivo, aplicadas no âmbito da supervisão prudencial e direccionadas ao fluxo de novo crédito em risco e continue a ser adequadamente avaliado e incorporado nas taxas de juro praticadas por estas instituições”.