CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Aumento do preço das casas em Portugal preocupa Bruxelas

19 de maio de 2017

Onze países registaram uma taxa de crescimento anual igual ou superior a 6%, valor identificado como de "alarme" em Bruxelas, entre eles encontra-se Portugal.

Um estudo divulgado pela Comissão Europeia (CE) revela que o valor do mercado imobiliário em Portugal cresceu 7,1% em 2016. Um aumento, que causou uma subida dos preços do sector em média 6%, o limite a partir do qual a União Europeia (UE) considera para recear um desequilíbrio na economia. Estes dados fizeram soar as campainhas de perigo na UE.

Segundo avança o Jornal de Negócios, Bruxelas analisou a situação económica nacional no início deste ano e mesmo que a dinâmica no mercado imobiliário já fosse bem conhecida, não existiam dados para 2016. 

O Negócios avança que os próximos dias a CE actualizará a sua análise com as previsões económicas que publicou em Maio, os dados do crescimento do primeiro trimestre, e as novas versões do Programa de Estabilidade e do Plano Nacional de Reformas apresentadas pelo Governo em Abril. Nessa altura irão sair novas recomendações ao país, "não sendo certo qual a gravidade que será atribuída ao aquecimento do mercado imobiliário".

O estudo avança ainda que a valorização do sector imobiliário não se verifica só em Portugal. O país está, no entanto, no topo do ranking da Zona Euro: a subida de 7,1% em 2016 é a quarta maior do euro, sendo apenas superada por Malta (9,2%), Letónia (8,8%) e Áustria (8,5%).

Os dados da CE para 2016 mostram que após uma valorização de 15% nos últimos três anos, os preços já estão praticamente ao nível de 2008 (a 0,4% de distância), o ano em que se verificou o pico de preços desde o início do século.

O Diário Imobiliário já tinha avançado com a notícia do estudo da UE: http://www.diarioimobiliario.pt/Habitacao/Preco-das-casas-apresenta-o-maior-aumento-desde-2009

Bem como o acesso ao estudo: http://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php/Housing_price_statistics_-_house_price_index