CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Zona de Arroios é a preferida dos estudantes para viver em Lisboa

17 de agosto de 2017

Arroios foi a zona que apresentou uma maior procura no 2º trimestre do ano, com 12% da procura total de estudantes portugueses e internacionais e uma renda média mensal de 338 euros. 

Segundo os dados da Uniplaces - plataforma online para alojamento de estudantes universitários -, referentes ao arrendamento praticado através da plataforma, nas cidades de Lisboa e Porto durante o período em análise, na capital portuguesa, a renda média praticada entre os meses de abril e junho foi de 364 euros por quarto, um valor 11% superior ao período homólogo de 2016.

Quanto às zonas mais procurada, depois de Arroios, a proximidade com as universidades colocou as zonas de São Sebastião e Alameda em segundo e terceiro lugar da procura, com rendas médias mensais de 397 euros e 369 euros, respectivamente. Intendente foi a zona de Lisboa que apresentou a renda média mensal mais elevada, 399 euros.

A norte do país, a renda média mensal de 272 euros praticada traduziu-se num aumento de 8% face aos preços médios praticados no segundo trimestre de 2016. Ainda assim a renda média mensal na zona do Porto continua a ser substancialmente mais baixa do que os valores praticados na cidade de Lisboa (- 25%). Uma das principais tendências verificadas é que na cidade do Porto a procura é mais concentrada, em comparação a Lisboa.

A análise da Uniplaces demonstra ainda que Paranhos é a zona da cidade do Porto mais procurada pelos estudantes, com uma renda média mensal de 258 euros. Bonfim encontra-se em segundo lugar da preferência dos estudantes, com uma renda média mensal de 273 euros e, em terceiro lugar, a zona de Cedofeita, com uma renda média mensal de 293 euros. A zona mais cara para se arrendar um quarto é Matosinhos, com uma renda média mensal de 350 euros.