CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Valor de arrendamento para estudantes sobe 10% em Lisboa

8 de maio de 2017

O aumento da procura face à oferta existente impulsiona a subida de preços no primeiro trimestre do ano. Em Lisboa o valor médio de arrendamento por quarto subiu 10% e no Porto o aumento é de 3%.

Segundo o Relatório do Mercado de Arrendamento a Estudantes relativo ao primeiro trimestre de 2017, divulgado hoje pela Uniplaces, plataforma online para alojamento de estudantes universitários, o aumento na procura por quarto através da plataforma, cresceu 70% face ao primeiro trimestre de 2016, o que representa uma a subida do valor médio de arrendamento por quarto tanto nas cidades de Lisboa (10%) e do Porto (3%), em comparação ao primeiro trimestre do ano anterior.

No que se refere às zonas mais procuradas, o centro histórico continua a estar na preferência dos estudantes, sendo que as zonas mais próximas das principais universidades começam também a ganhar popularidade entre os alunos.

Em Lisboa, Arroios é a zona com mais procura, com um preço médio por quarto de 329 euros, que representa um aumento de 8,5% face ao primeiro trimestre do ano anterior. Intendente, Alvalade e Marquês de Pombal representam as zonas com as rendas mais caras de Lisboa para estudantes (420 euros, 434 euros e 414 euros respectivamente).

De acordo com André Rodrigues Pereira, Country Manager da Uniplaces em Portugal, "a sazonalidade é um factor determinante no mercado de arrendamento a estudantes, uma vez que este aumento nos valores de renda praticados o primeiro trimestre está em linha com a chegada de estudantes estrangeiros a Portugal, para o segundo semestre lectivo. A tendência que observamos é a de um aumento de preços até março, seguido de queda e novo aumento a partir de julho".

Porto é mais barato

A procura por alojamento na cidade do Porto é, por sua vez, mais concentrada, e com um valor médio por quarto de 268 euros, 33% abaixo do preço médio praticado por quarto em Lisboa. A divergência de preços praticada deve-se, em parte, à subida de preços verificada na cidade de Lisboa (recorde-se que no Porto a subida foi apenas de 3%).

Relativamente às zonas mais procuradas na Invicta, Paranhos é a mais popular entre os estudantes, representando 23% da procura total por alojamento na cidade, com um preço médio por quarto de 264 euros, um valor ligeiramente mais baixo que a média. Cedofeita e Ramalde são as zonas que se seguem, na preferência dos estudantes, sendo que Cedofeita é uma das zonas mais caras para se viver na cidade do Porto, com um preço médio por quarto de 294 euros. A zona mais barata para se viver na cidade é Lordelo de Ouro, que representa 4,6% da procura total, e com um preço médio por quarto de 230 euros.

O perfil dos estudantes em Lisboa e no Porto

Em Lisboa, um estudante que procura alojamento através da plataforma da Uniplaces conta com um orçamento médio mensal entre 250 e 400 euros. A duração média da estadia é de 141 dias, e a reserva do alojamento é feita com 39 dias de antecedência. O tipo de imóvel mais procurado por estudantes são os apartamentos com mais de quatro quartos.

Na cidade do Porto, o orçamento médio mensal dos estudantes situa-se entre 150 e 250 euros, para uma estadia que dura em média 128 dias. A reserva é feita com 35 dias de antecedência e o tipo de imóvel mais procurado são os apartamentos entre dois e quatro quartos.

"O aumento da popularidade das cidades de Lisboa e do Porto, entre outros factores, têm sustentado a procura por alojamento num mercado onde a oferta continua a ser insuficiente. O aumento maior da procura face à oferta reflecte-se nos preços praticados, com aumentos superiores a 30%, ao ano, em alguns bairros da capital. Esta tendência não tem passado despercebida entre investidores e as residências de estudantes estão agora a emergir como classe de activos de investimento com retornos atractivos", explica ainda o Country Manager da Uniplaces em Portugal.