CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Uma casa demora cerca de três meses para arrendar

13 de fevereiro de 2015

O arrendamento é hoje a opção da maioria dos portugueses para conseguirem uma casa e segundo o Inquérito Mensal de Conjuntura (IMC) de Março de 2013 do Gabinete de Estudos da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, a procura residencial para arrendamento representa 50%.

Ainda de acordo com os dados do IMC, no mês de Março, estima-se que a morosidade em termos de colocação de imóveis para arrendamento eram de um a três meses para 51% dos inquiridos, e 31% responde entre quatro a seis meses. Observa-se também que o tempo médio de ocupação pelo arrendatário, rondou em 43% de seis meses a um ano, e 39,2% de um a três anos.

No que diz respeito ao número médio mensal de imóveis arrendados, no mês de Março, cerca de 54,9% dos participantes do IMC, menciona que em termos médios mensais foram efectuados até três contratos de arrendamento residencial, 25,5% refere entre três a cinco. O montante médio dos arrendamentos residenciais, verifica-se um valor entre os 300 e os 500 euros (52%). De realçar, que a representatividade dos imóveis arrendados com um valor inferior a 300 euros foi de aproximadamente 28% (superior ao mês transacto 24,6%).