CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Rendas de habitação aumentaram 1,5% em relação a 2015

11 de agosto de 2016

Em Julho deste ano o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado foi idêntico ao mês anterior mas aumentaram 1,5% em relação ao mesmo período de 2015. 

De acordo com o Índice de Preços no Consumidor (IPC) divulgado pelo INE - Instituto Nacional de Estatística, a região com a variação mensal mais elevada foi a do Centro, com uma taxa de 0,1% e a região com variação mensal mais negativa foi a dos Açores, com uma taxa de -0,6%.

 Em termos homólogos as rendas de habitação aumentaram como já referido, 1,5%. A região com a variação homóloga positiva mais elevada foi a do Centro (3,4%), não se tendo observado nenhuma região com variação negativa do respectivo valor médio das rendas de habitação.

O Jornal de Negócio adiantou ainda que as rendas vão ser actualizadas em torno de 0,5% no próximo ano, naquele que será o maior aumento desde 2014.

O IPC de Julho revela que está ligeiramente acima dos 0,16% fixados em Agosto de 2015, e que levou muitos proprietários a não actualizar os valores dos contratos de arrendamento este ano, situação que pode repetir-se em 2017. O impacto do valor de Julho numa renda de 300 euros é de 1,59 euros, superando os três euros num renda de 600 euros.

A comunicação oficial do coeficiente de actualização das rendas será feita pelo INE em Setembro ou início de Outubro, e publicado em Diário da República até 30 de Outubro. Depois dessa divulgação os senhorios podem comunicar o aumento aos inquilinos, respeitando uma antecedência mínima de 30 dias face à data de actualização.