CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Rendas a estudantes aumentam 4% no primeiro semestre

30 de julho de 2018

As rendas para alojamento de estudantes subiram, em média, 17 euros no primeiro semestre do ano (+4%) e Lisboa mantém-se a cidade mais cara de Portugal para estudar, com uma renda média de 485 euros, mais 26 euros que no período homologo de 2017.

De acordo com a Uniplaces, plataforma online para alojamento de estudantes universitários, o número de estudantes internacionais a arrendar casa ou quarto no nosso país através da plataforma também aumentou, com mais de 88% das reservas a serem feitas por estudantes de outras nacionalidades. Face ao mesmo período de 2017, o número de estudantes estrangeiros a reservar na Uniplaces, em Portugal, aumentou cerca de 8%. O número de reservas na cidade de Lisboa contou também um aumento de cerca de 10% no primeiro semestre deste ano.

A plataforma indica ainda que, no Porto, as rendas a estudantes apresentam o valor médio de 407 euros, número que se traduz numa subida de 24 euros em comparação com o primeiro semestre de 2017. Tal como em Lisboa, as reservas efectuadas na plataforma ao longo do primeiro semestre na cidade do Porto contam com um aumento superior a 10% face ao último ano.

Já Coimbra, entre as três principais cidades universitárias do país, mantém-se no primeiro semestre de 2018 como a menos dispendiosa para estudar. A renda média mensal durante o primeiro semestre de 2018 foi de 291 euros, valor que espelha uma ligeira diminuição de dois euros face ao igual período de 2017. Estudar em Coimbra custa, em média, menos 194 euros do que estudar em Lisboa e, em média, menos 116 euros do que estudar na cidade do Porto. 

Giovanni Lavra, Country Manager da Uniplaces em Portugal, revela que "o número de estudantes em mobilidade no nosso país continua a aumentar, sendo muito importante a continuação da aposta no mercado de alojamento para estudantes, para que o leque de opções aumente e se torne mais diversificado para quem procura casa ou quarto para arrendar".