CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Recuperação no mercado de arrendamento

13 de fevereiro de 2015

De acordo com o Portuguese Housing Market Survey (PHMS), os sinais de enfraquecimento da actividade no mercado de arrendamento habitacional evidenciados em Abril não se confirmaram em Maio. Tanto a procura como a oferta de imóveis tem continuado a crescer, embora, à semelhança de meses anteriores, as rendas continuem a cair, e que se prevê que aconteça nos próximos meses. Este padrão de uma actividade de arrendamento crescente acompanhada de uma queda das rendas tem sido visível nas três regiões abrangidas pelo inquérito, nomeadamente, Lisboa, Porto e Algarve.

No mercado de compra e venda de habitação, os resultados de Maio do PHMS não apresentaram grandes alterações, embora tenham reforçado a impressão de uma dinâmica de mercado menos negativa. Neste mercado, o saldo de resposta relativo a preços melhorou de -45 para -35, isto é, mais 35% dos inquiridos reportou quedas em vez de aumentos de preços. Apesar de ser um resultado negativo, é o menos acentuado desde que o inquérito foi lançado em Setembro de 2010. Entretanto, o índice nacional de confiança - medida composta baseada expectativas relativas a preços e a vendas manteve-se em -17, embora este seja o melhor resultado que o indicador apresentou desde Outubro de 2010.

”Quer os resultados do Housing Survey, quer os comentários das empresas inquiridas, sinalizam uma melhoria nas expectativas relativas à procura residencial. Contudo o sentimento dominante é ainda determinado pela degradação macroeconómica e os seus reflexos no emprego e no crédito bancário”, explica Ricardo Guimarães, director da Ci.

Também Josh Miller, economista sénior do RICS, revela que os resultados do inquérito de Maio apontam para sinais ainda bastante preliminares de uma tendência de estabilização no mercado de compra e venda. “No entanto, nesta fase é ainda prematuro concluir acerca de uma mudança de paradigma do mercado pois os preços continuam a cair e o cenário económico global permanece bastante fraco, com a taxa de desemprego a atingir 17,8%”, conclui.

O Portuguese Housing Market Survey (PHMS) é inquérito mensal realizado em parceria entre a Ci - Confidencial Imobiliário e o RICS.