CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Quer apoio para a renda? Candidaturas para a Porta 65 já abriram

18 de abril de 2017

Está a decorrer a primeira fase de candidaturas para o ano de 2017 do Programa da Porta 65 Jovem. Uma iniciativa que apoia os jovens no arrendamento de uma casa.

Até 18 de Maio, os jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos, jovens em coabitação ou jovens casais ou em união de facto (um dos elementos pode ter até 32 anos), podem concorrer. O apoio consiste na atribuição de uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal, sendo beneficiadas as candidaturas que englobem menores e pessoas com deficiência e que se encontrem em localizações especiais. 

De realçar que no último período que decorreu este Programa cujas candidaturas decorreram durante o período entre 15 de Dezembro de 2016 e 10 de Janeiro de 2017, o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana - IHRU aprovou 2.138 candidaturas.

Lisboa foi onde se registou grande parte das candidaturas aprovadas (511) seguida do Porto (341) e Aveiro (105). O T2 foi o que mereceu mais candidaturas (933), seguido do T1 (345) e do T3 (94).

As candidaturas submetidas serão apreciadas pelo IHRU - Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana de acordo com uma ordem de precedência, atendendo à Dimensão e Composição do Agregado; Proporcionalidade da taxa de esforço; Rendimento Mensal; Proporcionalidade da renda e Situação financeira dos ascendentes.

Para se candidatar é necessário ter senha de acesso do Portal das Finanças para proceder com a autenticação no site do Portal da Habitação. A Assembleia da República está ainda a analisar a possibilidade de subir a idade para os 35 anos no futuro.