CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Queda no valor das rendas baixa oferta de casas

13 de fevereiro de 2015

O mercado de arrendamento habitacional voltou a evidenciar sinais de desaceleração em Julho, com a procura de casas para arrendar a estabilizar e a oferta desse tipo de produtos a cair pela primeira vez desde é monitorizado o mercado de arrendamento (Outubro de 2011), revelou o Portuguese Housing Market Survey (PHMS) de Julho.

De acordo com o inquérito mensal, realizado pelo RICS e pela Confidencial Imobiliário (Ci), este refreamento da oferta de casas para arrendar poderá estar relacionado com a queda do valor das rendas que se tem vindo a verificar de forma consistente e as expectativas de que esta tendência se continue a verificar, factores que têm vindo a tornar este mercado menos atractivo para os proprietários.

Em termos regionais, as novas instruções por parte dos proprietários para colocar novas casas para arrendar no mercado têm caído em Lisboa e no Algarve, mantendo-se estáveis no Porto. As rendas, por seu turno, deverão cair nas três regiões.

“Julho foi um mês de grande incerteza devido à instabilidade política causada por conflitos e demissões dentro da coligação Governamental. De acordo com os agentes imobiliários que participaram no inquérito, o mercado deve estar protegido de qualquer fonte de instabilidade, promovendo a confiança e actividade dos investidores”, salienta Ricardo Guimarães, director da Ci.