CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Quatro meses para arrendar casa no Algarve

13 de fevereiro de 2015

No final de 2012, as casas no Algarve demoravam, em média, quatro meses a ser arrendadas, mais um mês do que o que demoravam no início desse ano (3 meses). Estes são números avançados pelo SIR –Sistema de Informação Residencial,  uma base de dados gerida e tratada pela Confidencial Imobiliário.

Os concelhos de Albufeira, Loulé e Tavira registaram mesmo um tempo de absorção superior à média regional, encerrando o ano com cinco meses a mediar entre a colocação de um imóvel em oferta para arrendamento e a sua retirada do mercado. Já Portimão, Olhão e Silves, observaram melhor performance, com as casas nestes concelhos a demorar entre dois a três meses a ser arrendadas no final de 2012.

O valor médio das rendas contratadas no Algarve em 2012 alcançou os 5 euros/m2 no final de 2012, com os concelhos de Albufeira (5,7 euros/m2), Loulé (5,4 euros/m2) e Portimão (5,2 euros/m2) a registarem rendas médias mais elevadas do que a média da região.

557 contratos de arrendamento no Algarve em 2012

Ao longo de 2012, o conjunto de empresas que integra o SIR-Arrendamento reportou a concretização de 557 contratos de arrendamento no Algarve, com a actividade de arrendamento a crescer em cada trimestre, o que acabou por reflectir um volume de alojamentos arrendados no 4º trimestre cerca de 20% superior do que o registado no 1º trimestre.

Os fogos usados foram os mais procurados, concentrando 82% das casas arrendadas no Algarve ao longo de 2012. Em termos de tipologias, as casas T2 são dominantes, representando 47% dos contratos de arrendamento, seguindo-se os T1 ou inferior, com 36%.

Em termos geográficos, o concelho de Albufeira foi o mais dinâmico, concentrando um quarto dos arrendamentos reportados pelo SIR no Algarve em 2012. Seguem-se Portimão, Loulé e Faro, com pesos a oscilar entre os 14% e os 17%.