CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Quartos quase ao preço de uma casa

28 de agosto de 2017

No distrito de Lisboa para arrendar um quarto tem de pagar em média 308 euros por mês, é o mais caro do país que regista um aumento de procura e de preços na ordem dos 14%.

Segundo o relatório anual de arrendamento de quartos realizado pelo idealista, o interesse despertado pelo arrendamento de quartos quintuplicou o número de pesquisas realizadas durante o último ano. Com cada vez mais procura, o preço de quartos para arrendar sobe 8% face ao período homólogo de 2016, situando o preço médio em Portugal nos 238 euros mensais.

Os maiores aumentos aconteceram nos principais distritos do país. O Porto segue a tendência nacional e vê os seus preços subirem 15,2%, sendo a maior subida do país, seguido por Lisboa com um aumento de 14%. Em Coimbra a variação foi menos acentuada com apenas 6%. 

Como já referido Lisboa é o distrito com os quartos mais caros em Portugal, situando o custo de arrendamento nos 308 euros mensais, seguido pelo Porto (242 euros por mês) e Setúbal (222 euros). Por outro lado, dos distritos analisados, os mais económicos para arrendar um quarto são Santarém (185 euros), Coimbra (183 euros) e Leiria (169 euros) como os mais baratos.  

Têm 33 anos e vivem no centro de grandes cidades

Têm 33 anos, vivem no centro de grandes cidades, não fumam (apesar de tolerantes com quem fuma) e não têm e nem permitem animais de estimação, este é o perfil das pessoas que partilham casa em Portugal. 

O estudo revela ainda que a idade média dos habitantes de uma casa partilhada varia em função da zona geográfica, sendo Santarém e Setúbal o distrito com a média mais alta rondando os 37 anos (em ambos os casos). Em Lisboa a média de idades é de 36 enquanto no Porto é de apenas 30 anos.

Já Coimbra, tradicionalmente estudantil, apresenta uma média de idades mais baixa. Os habitantes de casas partilhadas nesta cidade rondam os 28 anos.

O idealista revela também que em 84% das casas convivem ambos os sexos, enquanto 13% vivem apenas indivíduos do sexo feminino e 3% exclusivamente masculino.

Arrendamento de quartos deixou de ser uma opção apenas para estudantes, tem sido também para jovens nos seus primeiros anos no mercado de trabalho

É interessante verificar que o relatório demonstra que o arrendamento de quartos deixou de ser uma opção habitacional apenas para estudantes, convertendo-se também na opção eleita por jovens nos seus primeiros anos no mercado de trabalho e em alguns casos até mais tarde. 

"A actual realidade do mercado de arrendamento português nas grandes cidades faz com que seja complexo para muitas pessoas solteiras ou separadas suportar o custo de uma casa, tornado o arrendamento de um quarto a opção mais vantajosa.

Por outro lado, partilhar casa continua a ser um estímulo para muitos jovens com vontade de serem independentes e sair da casa dos pais, uma tendência que se espera ver aumentar nos próximos anos", conclui o relatório.