CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Qual o Futuro do Alojamento Local em Lisboa?

12 de novembro de 2018

A nova Lei do Alojamento Local, a opção de oposição a um AL por parte do condomínio, as zonas de contenção de novos registos, são alguns dos temas que preocupam os proprietários de AL.

A ALEP - Associação do Alojamento Local em Portugal, abre o debate para responder aos temas mais quentes do AL em Lisboa, organizando uma série de eventos pelo país com início no próximo dia 17 de Novembro, sábado, em Lisboa, com o seminário "O Futuro do Alojamento Local em Lisboa".

O Fórum Lisboa será o palco deste seminário que conta com a presença de vários especialistas que durante todo o dia vão abordar em detalhe e de forma prática as principais alterações à lei: o que significa a suspensão temporária de novos registos aprovada recentemente pela Assembleia Municipal de Lisboa, qual a diferença entre a suspensão e as futuras zonas de contenção, que limitações se aplicam nestas zonas, as condições para a oposição dos condomínios, a quem e quando se aplicam as alterações à lei, a situação do seguro obrigatório, as placas identificativa e as novas obrigações de informação de regras ao condomínio e aos hóspedes são alguns dos temas da nova lei que serão abordados. O seminário irá também incluir outros temas estruturantes como a fiscalidade do AL e as mudanças no regime da Segurança Social, entre outros.

Na opinião de Eduardo Miranda, presidente da ALEP, "há muitas mudanças a acontecer e ao mesmo tempo muita confusão e falta de informação, o que causa incerteza. É urgente esclarecer de forma prática e precisa as principais questões, pois algumas podem ter um impacto importante na vida de quem depende do alojamento local. O nosso receio é que muitos titulares de AL ainda não estejam informados e preparados para as alterações. Por outro lado, serão também abordadas as tendências do mercado em cada região, os desafios, trazer indicadores em primeira mão, e mostrar caminhos e ideias de como gerir de forma mais eficiente e com melhor qualidade".