CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Procura de quartos para arrendar 'disparou'

21 de agosto de 2018

Com cada vez mais procura, o preço de quartos para arrendar sobe 6,7% face ao período homólogo de 2017, situando o preço médio em Portugal nos 254 euros mensais.

De acordo com o relatório anual de arrendamento de quartos realizado pelo idealista, o marketplace imobiliário de Portugal, Lisboa é o distrito com os quartos mais caros em Portugal, situando o custo dos quartos nos 323 euros mensais, seguido pelo Porto (261 euros por mês), Setúbal (244 euros) e Braga (196 euros). Por outro lado, dos distritos analisados, os mais económicos para arrendar um quarto são Santarém (169 euros), Leiria (180 euros) e Coimbra (190 euros) como os mais baratos.  

O relatório indica ainda que foram nos principais distritos do país que se registaram os maiores aumentos. Setúbal segue esta tendência nacional e vê os preços subirem 9,9%, sendo a maior subida do país, seguida pelo Porto com um aumento de 8%, Leiria (6,7%), Lisboa (4,9%) e Coimbra (3,7%). Dos distritos analisados, Santarém foi o único que apresentou uma descida no preço de arrendamento de quartos, -8,4%.

Quanto ao perfil das pessoas que partilham casa em Portugal: 33 anos, vivem no centro de grandes cidades, não fumam (apesar de tolerantes com quem fuma) e não têm e nem permitem animais de estimação.

A idade média dos habitantes de uma casa partilhada varia em função da zona geográfica, sendo Setúbal e Santarém os distritos com a média mais alta, rondando os 37 anos e os 34 anos respectivamente, enquanto em Leiria é de 31 anos. Em Lisboa, Porto e Braga a média de idades é de 33 anos para as três cidades.

Por outro lado Coimbra, tradicionalmente estudantil, apresenta uma média de idades mais baixa. Os habitantes de casas partilhadas nesta cidade rondam os 27 anos.

De referir que o estudo indica que o arrendamento de quartos deixou de ser uma opção habitacional apenas para estudantes, convertendo-se também na opção eleita por jovens nos seus primeiros anos no mercado de trabalho e em alguns casos até mais tarde.