CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Preços no Alojamento Local sobem 4,6% em Lisboa

1 de agosto de 2017

No 1º semestre do ano, o valor médio anual das diárias no Alojamento Local subiu, face ao semestre anterior, 4,6% no Centro Histórico de Lisboa e 0,3% no Centro Histórico do Porto.

Estes são os primeiros resultados no novo Índice de Preços no Alojamento Local (IAL.Ci) apurado pela Confidencial Imobiliário, o qual incide sobre os centros históricos de Lisboa e Porto. O novo índice é igualmente apurado para Barcelona, um dos principais destinos turísticos europeus e benchmark neste mercado para as duas cidades portuguesas.

O novo IAL.Ci acompanha um painel significativo de unidades de alojamento ao longo do tempo, monitorizando a média anual do valor das diárias para diferentes momentos de estada ao longo do ano. A metodologia permite cobrir em cada consulta todo o ciclo turístico, fazendo com que os dados não reflitam o efeito da sazonalidade ao medir a variação dos preços para momentos equiparáveis. O índice cobre os centros históricos de Lisboa e Porto, medindo a variação do nível de valor cobrado por noite (diárias) nesse mercado.

Segundo Ricardo Guimarães, director da Ci, "é vital para as cidades de Lisboa e Porto acompanhar este índice, pois a evolução do mercado do Alojamento Local será sempre ditada pela rentabilidade e expectativas dos operadores. Ao medir a variação do nível de valor cobrado, este índice permite também sinalizar a variação no rendimento esperado pelos operadores deste tipo de alojamento".

No caso da cidade espanhola, o valor médio anual no Alojamento Local apresentou uma subida de 5,8% no 1º semestre deste ano. Decompondo este resultado por trimestres, foi o 2º (aumento de 5,0%) que mais contribuiu para a subida semestral, já que no 1º trimestre a evolução, apesar de positiva, foi muito ténue.

Também os mercados de Lisboa e Porto mostram um resultado semestral influencciado por dois ciclos de variação trimestral com comportamentos diferentes. Em ambos os casos, no 1º trimestre as diárias médias anuais no Alojamento Local desceram face ao trimestre anterior, com quebras de 3,0% no caso de Lisboa e de 4,6% no caso do Porto. Já no 2º trimestre, a diária média anual apresentou um acréscimo que mais que compensou as perdas anteriores. No caso de Lisboa, a subida trimestral foi de 7,8% e no caso do Porto foi de 5,1%., influenciando positivamente a evolução semestral.