CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Plataforma europeia de arrendamento Flatio entra em Portugal ao comprar a NomadX

14 de outubro de 2020

A Flatio, uma plataforma europeia de arrendamento de imóveis a médio prazo, acaba de reforçar a sua presença em Portugal ao adquirir a NomadX, um marketplace de imóveis, fundado em Lisboa e avaliado em cerca de quatro milhões de euros.

Esta operação dará aos proprietários portugueses o acesso a um público alvo em rápido crescimento, nomeadamente, os profissionais que trabalham à distância, os que viajam por períodos mais longos, nómadas digitais, profissionais e estudantes, ao mesmo tempo que apoia os inquilinos locais, que representam 20% do mercado de Flatio.

A pandemia COVID-19 está a aumentar a adopção do trabalho remoto, representando uma grande oportunidade para o mercado de arrendamento de médio-prazo, já que os hóspedes procuram viajar por períodos de tempo mais longos e os anfitriões procuram aumentar os seus períodos de reserva. “Acreditamos que esta aquisição vai ajudar-nos a acelerar o crescimento em Portugal como um dos principais destinos de trabalho remoto e nómadas digitais da Europa. Esperamos que Lisboa se torne rapidamente um dos mercados de melhor desempenho nos próximos anos ”, explica Radim Rezek da República Checa, CEO da Flatio.

O responsável admite que a Flatio tem sido bastante resistente durante a pandemia, tendo aumentado as suas receitas em 100% nas suas cidades com melhor desempenho. Cresceu também 20% no número de reservas globais e mais de 30% no número global de proprietários (comparação de dados: três primeiros trimestres de 2019 vs .três primeiros trimestres de 2020, contrariando as tendências negativas no mercado de arrendamento habitacional global).  Actualmente, a Flatio está presente em 60 cidades e mais de 17 países em todo o mundo, sendo os seus principais mercados em Praga e Budapeste. Nos últimos 12 meses, a Flatio teve mais de meio milhão de utilizadores únicos em todo o mundo. “Acreditamos que nosso sucesso é suportado por nossa solução robusta com todos os recursos e ferramentas necessários para um processo de arrendamento mais conveniente e seguro”, afirma Radim Rezek.

Portugal, um mercado em expansão

Em Portugal, todas as listagens, gestão e transacções imobiliárias de ambas as empresas serão centralizadas na plataforma de tecnologia da Flatio após um período de transição de várias semanas, onde os activos NomadX serão fundidos na tecnologia da Flatio. O mercado de habitação da marca NomadX continuará a existir (em Lisboa, Porto, Aveiro, etc...), mas alimentado pela Flatio e expandindo para todos os mercados onde a Flatio já está presente. Para além das 60 cidades onde Flatio já se encontra, a empresa pretende continuar a expandir-se para novas cidades em Portugal.

A equipa de vendas e operações de habitação NomadX será integrada na Flatio e continuará a dar suporte aos hóspedes e anfitriões, usando a tecnologia e operações Flatio. Dave Williams, CEO e cofundador da NomadX, continuará a dirigir a NomadX e torna-se, agora, um consultor estratégico da Flatio, aconselhando sobre o crescimento do mercado existente, expansão global, estratégia local de Portugal e orientação da indústria digital nómada em todos os mercados da Flatio. O processo de aquisição foi concretizado através do advogado Pedro Sousa Goncalves, da Albuquerque & Almeida Associados.

“Estamos muito entusiasmados por unir forças com Flatio, uma vez que o momento e o alinhamento não poderiam ser mais perfeitos para nós e para a nossa comunidade. A combinação da tecnologia robusta da Flatio, da sua equipa de especialistas e da sua presença geográfica vai ajudar-nos a expandir a marca NomadX mais rapidamente e responder melhor às necessidades dos trabalhadores remotos globais e nómadas digitais. Como consequência da pandemia, temos a expectativa de que haverá 10 vezes mais viagens de nómadas digitais e trabalho remoto nos próximos dois a três anos, devido à mudança para o trabalho remoto por empresas de tecnologia de ponta como a Apple, o Facebook, o Twitter, a Google, em todas tecnológicas e outras indústrias. Esta combinação vai ajudar-nos a capitalizar mais rapidamente essa tendência e chegar mais perto de nosso objectivo de ser a plataforma de arrendamento de médio prazo mais acessível para viajantes que trabalham remotamente e nómadas digitais em todo o mundo”, revela Dave Williams, CEO e cofundador da NomadX.