CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

 

Mercado do Arrendamento pode crescer – diz a Savills

17 de novembro de 2021

Somente 26% dos portugueses residem em habitações arrendadas, de acordo com dados de 2019 do Eurostat, evidenciando a fortemente enraizada cultura de propriedade em Portugal. No entanto, análise da consultora imobiliária internacional Savills sugere que a porção da população portuguesa no mercado de arrendamento poderá vir a crescer, fruto dos efeitos negativos lançados pela pandemia de COVID-19 sobre as fontes de rendimento e de uma maior dificuldade de acesso ao crédito habitação.

 

“Built-to-Rent: More than a trend”

O relatório “Built-to-Rent: More than a trend”, da Savills, avança que a oferta no mercado de arrendamento não corresponde à forte e crescente procura e apresenta preços demasiado elevados para a qualidade do produto apresentado.

No quadro europeu, as famílias portuguesas são as que mais contraem dívidas para a aquisição de habitação, estimando-se que, em média, aloquem cerca de 40% dos seus rendimentos todos os meses para o pagamento das prestações de empréstimo contraídos.

 

“2015-2020: Preços de habitação subiram mais 31% do que os rendimentos dos portugueses”

Os dados evidenciam também que existe um desequilíbrio entre a evolução dos rendimentos dos portugueses e os preços de compra de habitação, com um mercado que fica aquém da capacidade financeira de muitos. Assim, o arrendamento apresenta-se como uma necessidade, mais do que como uma tendência ou escolha, para os segmentos demográficos mais jovens e para várias famílias, designadamente as monoparentais, que tenham dificuldades no acesso a créditos à habitação. Os dados mostram que, entre 2015 e 2020, os preços de habitação subiram mais 31% do que os rendimentos dos portugueses.

Uma solução para colmatar a escassez da oferta no mercado de arrendamento, e dar resposta a uma procura cada vez mais intensa – refere o relatório da Savills - , é o modelo “Build-to-Rent” (BTR), no contexto do qual se desenvolvem projectos multifamily (várias unidades residenciais inseridas num só edifício, ou repartidas num complexo de edifícios que se inserem numa mesma contiguidade), um segmento que tem registado um crescimento significativo na Europa no decorrer dos últimos anos.

 

BTR: decore esta sigla…

“Constituem-se como factores de potenciação da atractividade do modelo BTR – diz o relatório -  a sua resiliência e impermeabilidade face aos ciclos económicos, a sua estabilidade e a possibilidade de estabelecimento de rendimentos a longo-prazo e de diversificação das carteiras de investimento”.

Em Portugal, os projectos de BTR surgem como resposta à escassez da oferta no mercado habitacional de arrendamento, e à crescente procura, que deverá continuar a ser evidente nos próximos tempos – constata a consultora.

 

Programas públicos

Para restituir alguma vitalidade ao mercado de arrendamento, o Governo português activou os programas de habitações de custos controlados e de renda acessível, com o principal objectivo de adequar os preços das habitações às capacidades financeiras dos portugueses.

Para Lisboa, existe um pipeline estimado de 10 mil fogos, fruto de projectos BTR, quer inteiramente desenvolvidos por iniciativa privada, quer no âmbito dos programas públicos de apoio à habitação acessível.

Nos grandes centros urbanos, principalmente em Lisboa e no Porto, o aumento dos preços de compra de habitação é alimentado pelo forte crescimento da actividade turística e pelo investimento estrangeiro, fruto do programa das Autorizações de Residência para Actividade de Investimento, os chamados “vistos gold”. Esta configuração limita a possibilidade de os jovens se fixarem nos centros urbanos.

“Os custos de construção, a pesada carga fiscal e a delonga nos prazos de aprovação de licenças são alguns dos obstáculos que se levantam ao desenvolvimento do segmento de BTR em Portugal” – sublinha o relatório.

«Mais do que uma tendência, investir no desenvolvimento de uma oferta de arrendamento de qualidade, acessível a vários intervalos salariais, torna-se imprescindível no contexto de uma procura crescente e como parte essencial da resolução de um problema social.», explica Alexandra Gomes, Head of Research da Savills Portugal.