CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Mais de 4 mil estudantes arrendaram quarto em casa partilhada

18 de outubro de 2018

Mais de 4 mil estudantes arrendaram quarto em casa partilhada. O valor médio para arrendamento de um quarto em Lisboa - em casa partilhada, foi de 367 euros.

Estes números são avançados pela plataforma online para alojamento de estudantes universitários, Uniplaces, que, revela os dados referentes ao arrendamento durante o trimestre que antecedeu o inicio do ano lectivo 2018/2019 - Julho, Agosto e Setembro, nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra.

Com a procura pelo arrendamento de um quarto privado em casa partilhada com outros estudantes a dominar as preferências dos estudantes na capital Lisboa (82%), o valor médio para esta modalidade de arrendamento foi de 367 euros, com as zonas de Arroios, Saldanha e Alameda a serem mais procuradas pelos estudantes. A duração média de estadia reservada foi de cinco meses.

O estudo indica ainda que a norte do país, na cidade do Porto, a renda média para o arrendamento de um quarto privado em casa partilhada foi de 284 euros. Paranhos, Cedofeita e Bonfim foram as três zonas com mais arrendamentos, com a procura desta modalidade a dominar mais uma vez as pesquisas (71%).

Coimbra é das três cidades analisadas a que apresenta o valor médio mais baixo para o arrendamento de quarto em casa partilhada: 197 euros. Também na cidade com a mais antiga tradição universitária do país os estudantes procuraram sobretudo pelo arrendamento desta modalidade de arrendamento (62%), embora a procura de propriedade completa seja superior à registada nas cidades de Lisboa e Porto.  As zonas de Montes Claros, Baixa e Cidral foram as mais procuradas.

Estudantes brasileiros dominam as reservas em Portugal

Ainda no último trimestre, 26% das reservas no nosso país foram realizadas por estudantes de nacionalidade brasileira, com uma renda média de 399 euros para o arrendamento de um quarto privado em casa partilhada. Em seguida, estudantes portugueses, espanhóis e italianos foram os que mais reservaram através da plataforma.

Para Inês Amaral, Deputy Manager da Uniplaces em Portugal, "a Uniplaces está a potenciar o alojamento seguro dos estudantes, com anúncios que são confirmados pela equipa comercial, garantindo que se está efectivamente a reservar o alojamento que corresponde ao publicitado, e evitando qualquer tipo de fraude. A nossa equipa está a trabalhar no sentido de aumentar o leque de ofertas disponíveis, a preços justos tanto para estudantes como para proprietários".