CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

 

 

Lisboa: 70 fogos de Renda Acessível na Rua Gomes Freire

8 de julho de 2017

A Câmara Municipal vai apreciar, na próxima reunião, dia 13 de Julho, o concurso para a segunda operação do Programa de Renda Acessível, envolvendo cerca de 70 fogos na Rua Gomes Freire. Esta segunda operação do Programa de Renda Acessível vai ser votada no momento em que já foi lançado o concurso para a primeira área de intervenção, na Rua de São Lázaro, envolvendo cerca de 126 fogos no Martim Moniz – informa a autarquia.

A nova operação incide sobre dois imóveis municipais, entre os números 74 e 94, onde se prevê a implantação de habitações para arrendamento (estando expressamente excluídas as actividades de carácter hoteleiro ou alojamento local), uma creche e Jardim público com cerca de 1000 metros quadrados, para além de lugares de estacionamento.

 

Rendas entre os 300 e os 450 euros

 

Os fogos de renda acessível a implantar na Rua Gomes Freire deverão seguir uma distribuição que contemple tipologias T2 (entre 30 a 40%), T3 (50-55%) e T4 (10 a 15%), variando os preços de aluguer entre os 300 e os 450 euros. A área bruta dos fogos deverá ter, em função das diferentes tipologias, 72m2, 95m2 e 111m2.

A intervenção vai consolidar o tecido urbano da Rua Gomes Freire, com a construção de um novo edifício de uso misto (com habitação, zonas de comércio e serviços à comunidade). Para a câmara é “fundamental para a avaliação dos projectos a integração e valorização do palacete existente no número 90, integrado nesta operação, bem como com as zonas de jardim e outras vias de circulação comuns”.

Como é sabido, as operações de programa de renda acessível fazem-se “em regime de concessão de obra pública, assumindo o concessionário a responsabilidade pelos riscos inerentes à operação, bem como o seu financiamento. O prazo definido para a concessão é de 30 anos, prevendo-se que as obras deverão estar prontas cerca de dois anos após finalizado o concurso público internacional previsto para a operação”. 

Esta segunda operação do Programa de Renda Acessível é apresentada enquanto decorre o período de concurso para a primeira área de intervenção, na Rua de São Lázaro, no Martim Moniz, com a reabilitação e construção de 16 edifícios. A obras serão lançadas ainda este ano e aqui surgirão 123 apartamentos cujo custo mensal variará entre 150 e 300 euros