CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

 

Lisboa: 131 Casas de Renda Acessível na Rua de São Lázaro

19 de abril de 2018

As primeiras habitações construídas e requalificadas ao abrigo do Programa Renda Acessível da Câmara Municipal de Lisboa, 131 fogos na Rua de São Lázaro (Martim Moniz), deverão estar prontas dentro de um ano e meio, avançou hoje o município.

O executivo da capital apreciou hoje, em reunião privada, uma proposta referente à adjudicação da construção e reabilitação destas casas.

O concurso público referente a esta empreitada foi lançado em Junho de 2017 e a proposta escolhida foi a “apresentada pela empresa ‘Brightempathy, Lda’.

Numa nota enviada aos jornalistas, o município refere que a “intervenção envolve um conjunto de 16 edifícios de património municipal, nos quais vão nascer 131 fogos, divididos em tipologias T0, T1 e T2, com rendas entre 100 e 350 euros”.

A Câmara esclarece que “o investimento inicial é de 12 milhões de euros, tendo a ‘Brightempathy Lda’ ganho o concurso público, entre um conjunto de quatro propostas apresentadas”.

“Esta empresa tem um prazo máximo de 36 meses para projectar e construir as novas habitações”, é também referido.

Apresentado a 6 de Abril de 2016, o programa prevê parcerias do município com o sector privado: enquanto o primeiro disponibiliza terrenos e edifícios que são sua propriedade, ao segundo caberá construir ou reabilitar.

O investimento municipal será de cerca de 400 milhões de euros, em património imobiliário municipal, benefícios e isenções tributárias e recursos financeiros.

O arrendamento de um T0 pode custar até 300 euros mensais, de um T1 até 350 euros, de um T2 até 500 euros e de um T3 ou T4 até 600 euros.

A nota refere que as rendas para este programa “são aprovadas e fixadas pela Câmara em cada operação” e que “as habitações serão atribuídas pelo método de sorteio, como está definido no programa debatido e aprovado pelos órgãos do município”.

“À medida que as obras de reabilitação ou de construção se estiverem a concluir, abrem os concursos para as famílias se candidatarem às localizações da sua preferência e aos fogos que considerem mais adequados”, esclarece o município na nota enviada.