CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Como calcular o valor certo para arrendar uma propriedade

16 de novembro de 2018

Quando se coloca um imóvel para arrendar surgem dúvidas sobre o valor justo, a Uniplaces indica como obter o equilíbrio certo entre rentabilizar o imóvel.

A plataforma de alojamento para estudantes, reúne as principais características que devem ser consideradas pelos proprietários que procuram determinar o valor de arrendamento certo. Inês Amaral, Deputy Manager da Uniplaces em Portugal, explica que 'embora os principais factores que determinam o valor do alojamento sejam a localização e dimensão, existem outros parâmetros menos comuns que devem ser considerados para determinar o valor mais indicado'.

  • Um dos factores mais relevantes para definir o valor é a zona onde a casa se encontra, e que pode levar a que o valor de arrendamento mais do que duplique. Em norma, as casas no centro da cidade tendem a ser mais caras do que na periferia. Muitos inquilinos preferem o conforto de viver no centro da cidade, não valorizando tanto questões como o estado em que se encontra a propriedade. 'O preço médio para arrendamento de quarto em casa partilhada em Marvila é de 275 euros, enquanto que no Chiado esse valor aumenta substancialmente, para uma média de 592 euros', afirma o responsável da Uniplaces.  No entanto, no mesmo bairro podem existir muitas variações de preço e 'é nesse sentido que a Uniplaces conta com uma ferramenta que permite ajudar os senhorios a determinar o preço mais indicado para o seu imóvel, tendo em conta o valor médio da zona'.
  • A dimensão da casa também é um factor importante no momento de determinar o valor de arrendamento, uma vez que se estima que aproximadamente 30% possa corresponder ao espaço do imóvel. Se a casa que pretende rentabilizar tiver uma dimensão acima da média, poderá arrendá-la por um valor superior pois os preços são geralmente fixados pelos metros quadrados e pelos metros úteis disponíveis.
  • O estado em que se encontra a propriedade também pode ajudar a determinar o aumento ou redução do valor. Por exemplo, se a propriedade foi recentemente remodelada, isso deve ser reflectido no preço, que poderá aumentar até cerca de 15%. Em situação contrária, se a propriedade se encontrar em condições piores que as das restantes casas arrendadas na área, o preço deverá baixar entre 5% - 7% no mínimo.
  • Em norma, as propriedades com vista são mais caras. Ao definir o valor de arrendamento, deve considerar o andar em que a propriedade se encontra, se é um prédio ou não e como é a vista. Em média, o último piso de um prédio é 5% mais caro que as restantes habitações.
  • Serviços adicionais, como o facto de ter elevador, porteiro, piscina ou garagem representam um valor agregado para que o preço de arrendamento possa aumentar entre 5% e 10%.
  • A procura do inquilino. Se a zona onde a propriedade se encontra é de bastante procurada, o preço de arrendamento também poderá aumentar. Mesmo que o imóvel não conte com muitas comodidades ou extras, uma elevada procura permite que os proprietários possam praticar preços mais elevados.
  • Para um arrendamento mais rápido e se o proprietário precisar de arrendar o imóvel mais rapidamente, é recomendável que o valor diminua para ligeiramente abaixo da média da zona em questão. Isto fará com que possíveis inquilinos fiquem mais rapidamente interessados.